PUBLICIDADE

Namastê! Robô da Tesla faz ioga após rotina de trabalho

Atualização se aproxima de missão oficial da Tesla de criar robô humanoide autônomo, de uso geral, bípede capaz de realizar "tarefas chatas"

25 set 2023 - 12h43
(atualizado às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Robô Optimus, da Tesla, faz alongamento após trabalhos manuais
Robô Optimus, da Tesla, faz alongamento após trabalhos manuais
Foto: Reprodução/YouTube/Tesla

Um vídeo do robô humanóide de Tesla, Optimus, exercitando suas habilidades de ioga impressionou as redes sociais enquanto o bot demonstra equilíbrio e coordenação. Postado no X (ex-Twitter) pela Tesla, e compartilhado pelo CEO da empresa, Elon Musk, o vídeo mostra o robô de duas pernas realizando diversas tarefas, incluindo classificar blocos por cor e equilibrar-se em uma perna.

O Optimus demonstrou flexibilidade e equilíbrio que envergonhariam muitos humanos ao realizar algumas posturas básicas de ioga. "Depois de um longo dia de trabalho, é hora de alongar!", diz a legenda do vídeo. 

A Tesla vem desenvolvendo seu robô há algum tempo, mas esta última atualização mostra o quão rápido o desenvolvimento tem progredido desde uma estreia nada impressionante em 2022.

Como parte do AI Day 2022 da Tesla, Elon Musk revelou um protótipo inicial do Optimus, embora este não pudesse fazer muito mais do que andar pelo palco e acenar, enquanto uma versão mais recente do bot ainda tinha que ser carregada para fora do palco pela equipe da Tesla.

Veja 5 polêmicas do livro sobre Elon Musk Veja 5 polêmicas do livro sobre Elon Musk

Aparentemente, o anúncio das novas funcionalidades do robô  teve como objetivo impulsionar o esforço de contratação para a divisão de bots da Tesla, uma vez que o vídeo foi acompanhado por um apelo para “juntar-se para ajudar a desenvolver o Optimus” e para “melhorar a sua rotina de yoga”.

Um link para a página de empregos da Tesla no perfil da Tesla Optimus mostra anúncios para quase 100 vagas disponíveis com foco no desenvolvimento de robôs.

O robô também apresenta avanços de software impressionantes em relação às atualizações anteriores, já que a conta oficial do Tesla Optimus anunciou que agora ele pode se “auto-calibrar” usando apenas visão e “codificadores de posição conjunta”.

Isto significa que o bot pode ver onde estão os seus braços e pernas no espaço, aprendendo como realizar tarefas com precisão em tempo real. Optimus coloca em prática esta calibração, separando blocos coloridos em bandejas diferentes, trabalhando de forma rápida mesmo quando um pesquisador tira os blocos da sua frente.

Este tipo de classificação simples é um passo fundamental para a missão oficial da Tesla de criar um “robô humanoide autônomo, de uso geral, bípede, capaz de realizar tarefas inseguras, repetitivas ou chatas”, como o trabalho em fábricas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade