Não era tubarão; conheça o animal misterioso que apareceu em Santos
Cachalote-pigmeu ferido encalhado em praia do litoral de São Paulo mobiliza especialistas; animal está sob cuidados
Um cachalote-pigmeu, espécie rara de golfinho-baleia, foi confundido com um tubarão ao encalhar em uma praia de Santos (SP) no domingo (2).
Vídeos mostram banhistas preocupados com o animal, sangrando e abatido, na beira da praia. O Instituto Gremar foi acionado fez a retirada do animal do local, encaminhando-o para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá. Segundo a instituição, o cachalote-pigmeu está em estado crítico, mas ativo.
Conheça a espécie
O cachalote-pigmeu é um animal relativamente raro que pode atingir até quatro metros de comprimento e pesar até 420 kg quando adulto.
A maioria dos avistamentos são de animais solitários ou em pequenos grupos de normalmente menos de cinco espécimes. São normalmente encontrados em regiões distantes da costa e em águas profundas.
Os cachalotes-pigmeus são animais tímidos em relação à presença de embarcações, o que dificulta sua observação pelos cientistas.
Eles têm semelhanças com as baleias cachalotes, mas são menores e podem ser confundidos com tubarões devido a semelhanças de formato.
São excelentes mergulhadores, podendo ficar submersos por até duas horas e mergulhar a uma profundidade de até 2 mil metros. Não há registros de ataques a humanos.