Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não foi só o Google: IA do buscador Bing também erra em apresentação

O recurso da Microsoft conseguiu fornecer várias informações interessantes, mas também demonstrou uma série de erros e imprecisões

14 fev 2023 - 12h10
Compartilhar
Exibir comentários
IA da Microsoft apresentou erros assim como o Bard, do Google
IA da Microsoft apresentou erros assim como o Bard, do Google
Foto: Unsplash

Assim como o Bard, do Google, a inteligência artificial (IA) em teste no buscador Bing, da Microsoft, usando a plataforma ChatGPT também cometeu muitos erros na sua primeira apresentação. De acordo com o pesquisador de IA Dmitri Brereton, as primeiras demonstrações do Bing estavam repletas de informações erradas sobre dados financeiros.

Segundo notícia do site The Verge, o recurso de IA do Bing conseguiu fornecer na demo prós e contras dos aspiradores mais vendidos, planejar uma viagem de cinco dias à Cidade do México e ainda comparar dados em relatórios financeiros.

No entanto, o mesmo mecanismo não foi capaz de diferenciar aspiradores com fio e sem fio, esqueceu de detalhes relevantes sobre os bares que fez referência na Cidade do México e cometeu falhas nos dados financeiros, o que é considerada a limitação mais grave. 

Na semana passada, um vídeo promocional da IA Bard, do Google, recebeu a pergunta: "Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?" Uma das respostas sugeriu que o equipamento foi usado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra. Mas estava errado: quem fez isso foi o Very Large Telescope (VLT) em 2004, segundo a Nasa.

Erros financeiros

Basicamente, ele tenta resumir um relatório financeiro do terceiro trimestre de 2022 para roupas da Gap. O relatório da marca mostra que a margem bruta foi 37,4%, com este índice ajustado em 38,7% se excluído um encargo de imparidade. Já o Bing diz que o mesmo dado é de 37,4% incluindo os encargos de ajuste e imparidade. 

O Bing também disse que a Gap tinha uma margem operacional de 5,9%, quando na verdade ela foi de 4,6%, ou 3,9% ajustada e incluindo o encargo de imparidade. Na demonstração, o recurso de IA também compara os dados financeiros da Gap com os da Lululemon — outra varejista de roupas dos EUA — e comete mais erros ainda sobre esta última. 

Outras imprecisões

Aspirador Bissell Pet Hair Eraser
Aspirador Bissell Pet Hair Eraser
Foto: Amazon

Além disso, na própria indicação sobre prós e contras dos aspiradores, a IA da Microsoft diz que o Bissell Pet Hair Eraser Handheld Vacuum é um aspirador portátil de mão. Mas uma breve consulta no Google faz dar de cara com análises que mostram haver uma versão do produto com um cabo de quase cinco metros, além de um outro modelo sem fio. 

No Reddit, usuários também relataram que a IA acha que estamos em 2022. "Sinto muito, mas hoje não é 2023. Hoje é 2022", diz ela. E quando o usuário insiste, o Bing sugere se assegurar de que o telefone não esteja com algum vírus ou bug. 

"Esperamos que o sistema possa cometer erros durante esse período de visualização, e o feedback é fundamental para ajudar a identificar onde as coisas não estão funcionando bem para que possamos aprender e ajudar os modelos a melhorar", afirmou Caitlin Roulston, diretora de comunicações da Microsoft, ao The Verge.

Outros erros foram detectados, como a afirmação incorreta de que "a Croácia deixou a União Europeia em 2022" e conteúdo discriminatório e preconceituoso. Agora, espera-se que a Microsoft use os erros para desenvolver bem a IA, assim como aconteceu (e ainda ocorre) com o ChatGPT. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade