Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Narguilé: Anvisa e RF apreendem 1,3 milhão de caixas de fumo irregular

Ação com a Anvisa e a Receita Federal apreende 1,3 milhão de caixas de fumo irregular no estado de Santa Cantarina. Valor dos produtos equivale a R$ 10 milhões

10 mai 2023 - 14h15
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã desta terça-feira (9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Receita Federal (RF) participaram da operação Rota da Fumaça na cidade de Biguaçu, parte da região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina. Durante a ação em uma empresa importadora, os agentes apreenderam 1,3 milhão de caixas de fumo para narguilé irregulares.

Até o momento, o nome da empresa que trabalhava com a importação de produtos para narguilé não foi divulgado. Por outro lado, já se sabe que todos os itens em estoque da companhia foram apreendidos, o que soma aproximadamente R$ 10 milhões.

O que a Anvisa encontrou na apreensão milionária de narguilé?

Foto: Vladans/Envato / Canaltech

Segundo nota da agência reguladora, durante a operação, foi possível identificar "uma grande quantidade de produto fumígeno (fumo para narguilé) de diversas marcas, como Zomo, Nay, FDC e Desvall, sem regularização junto à Anvisa". Nesses casos, a venda é proibida.

Além disso, a ação também encontrou alguns produtos supostamente regularizados, mas "com dados de localização do fabricante diferentes das informações fornecidas à Agência no processo de regularização". Este seria um indicativo de falsificação de produtos para o consumo de narguilé e, novamente, a venda é proibida.

Por fim, os agentes encontraram "uma ampla quantidade de brindes promocionais nas instalações fiscalizadas, caracterizando material de propaganda, o que é proibido no Brasil para produtos fumígenos", informa a Anvisa.

Vale pontuar que, além da Anvisa e da RF, a operação que apreendeu produtos irregulares para narguilé contou com a participação da Vigilância Sanitária (Visa) estadual, a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC) e o Ministério Público.

Fonte: Anvisa  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade