PUBLICIDADE

NASA adia para sábado (22) a volta da nave Starliner à Terra

A NASA anunciou que a nave Starliner, da Boeing, não deve voltar à Terra antes do dia 22. A espaçonave chegou à Estação Espacial Internacional em 5 de junh

18 jun 2024 - 04h00
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A NASA anunciou na sexta (14) que a cápsula Starliner vai deixar a Estação Espacial Internacional (ISS) para retornar à Terra somente no próximo sábado (22). Segundo a agência espacial, a nova data vai proporcionar mais tempo para que as equipes da missão finalizem o planejamento para o retorno dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams.

Foto: Bob Hines/NASA / Canaltech

Por enquanto, a NASA não especificou o motivo exato da nova data, mas deve esclarecê-lo durante uma conferência programada para terça (18).

"Continuamos entendendo as capacidades da Starliner para nos preparar para o objetivo de longo prazo, de usá-la acoplada à estação em missões de seis meses de duração", comentou Steve Stich, gerente do programa Commercial Crew, da NASA. 

A Starliner foi lançada em 5 de junho, e se acoplou à estação no dia seguinte. Desde então, os astronautas já cumpriram uma série dos objetivos de voo para a certificação do sistema de transportes espaciais da Boeing, necessária para missões operacionais com a Starliner.

Inicialmente, o objetivo era que os astronautas passassem cerca de uma semana por lá, ou seja, iriam retornar à Terra por volta do dia 18. Com a mudança, a dupla deve ficar pelo menos quatro dias a mais no laboratório orbital; portanto, eles vão permanecer por lá por um período total de pouco mais de duas semanas.

Esta é a segunda mudança no cronograma de retorno da Starliner. O primeiro foi anunciado no dia 9, quando a NASA declarou que astronautas na ISS precisavam de mais tempo para se preparar para uma caminhada espacial programada para o dia 13, que acabou adiada.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade