Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nasa ainda não definiu retorno de astronautas presos no espaço após falha em espaçonave

Oficiais da agência espacial afirmaram que dupla de astronautas aguarda testes com propulsores em terra para retornar

29 jul 2024 - 16h10
Compartilhar
Exibir comentários
Suni Williams e Butch Wilmore durante um treinamento para o voo na Starliner (Imagem: Reprodução/NASA/Robert Markowitz)
Suni Williams e Butch Wilmore durante um treinamento para o voo na Starliner (Imagem: Reprodução/NASA/Robert Markowitz)
Foto: Canaltech

Os astronautas da missão Boeing Starliner ainda não têm data prevista para voltar à Terra. Eles estão na Estação Espacial Internacional (ISS) há mais de 50 dias. Inicialmente, deveriam ficar apenas 10 dias em missão. 

A tripulação teve que adiar seu retorno à Terra devido a problemas nos propulsores da espaçonave.

A informação foi confirmada pela Nasa em coletiva realizada em conjunto com a Boeing, na última semana. 

Agora, a espaçonave passa por testes para avaliar o funcionamento dos 28 propulsores RCS, uma forma de a Nasa investigar as causas do problema técnico que atrasou o retorno dos astronautas.

“Vamos disparar todos esses propulsores com uma série de pulsos, apenas para garantir, antes de desacoplarmos, que todo o sistema funcione da maneira que esperávamos e da maneira como estava da última vez que o verificamos”, afirmou em coletiva Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.

A missão Starliner na ISS

A cápsula Starliner, da Boeing, foi acoplada na estação em 6 de junho deste ano, com o plano de deixar Williams e Wilmore realizando testes por apenas 10 dias. O atraso na acoplagem, no entanto — relacionado à falha nos propulsores e a um vazamento de hélio —, mostrou a necessidade de reparos e estudos dos incidentes para entender o que houve e garantir um retorno seguro ao planeta Terra.

Em junho, oficiais da NASA apontaram que a nave espacial da Boeing está performando bem e pode até mesmo ser usada como "bote salva-vidas" para trazer os astronautas à Terra imediatamente em caso de emergência. Em último caso, há um plano B para a dupla, que seria voltar na espaçonave Crew Dragon, da SpaceX.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade