NASA emite alerta sobre a Estação Espacial Internacional: ela está em péssimo estado
Os especialistas acreditam que a fase atual da EEI é "a mais arriscada" de sua existência
A Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra desde 1998, não está passando pelo seu melhor momento. De fato, segundo o comitê de segurança que assessora a NASA, ela está entrando em uma fase crítica que ameaça colocar em risco seus últimos anos de vida.
Os especialistas do Painel Consultivo de Segurança Aeroespacial (ASAP), um comitê independente criado para aconselhar a NASA sobre questões de segurança, expressaram sua "profunda preocupação" com a estação orbital envelhecida em uma reunião pública no dia 17 de abril.
"A Estação Espacial Internacional entrou no período mais arriscado de sua existência", disse de forma direta Rich Williams, membro do comitê, segundo a reportagem da SpaceNews. Williams não se referia a problemas novos, mas a uma acumulação de problemas técnicos e déficits orçamentários que agora representam uma ameaça crítica para as operações a bordo da estação.
Fissuras que não se fecham
Um dos problemas persistentes que cobrimos na Xataka são os vazamentos de ar no módulo russo Zvezda. Especificamente, em um pequeno túnel de transferência (chamado PrK) que conecta o módulo principal a um porto de acoplamento.
As fissuras foram detectadas em 2019, mas o vazamento de ar tem aumentado desde então, alcançando seu nível mais alto em abril de 2024. Apesar dos anos de pesquisa conjunta entre a NASA e sua contraparte russa, Roscosmos, ainda não há uma solução clara, nem consenso sobre a causa raiz dos vazamentos.
Uma reunião em Moscou
O comitê ...
Matérias relacionadas
O CERN prepara uma aposta colossal para 2070: alguns físicos acreditam que isso pode levá-lo à ruína