Nasa imprime habitat em impressora 3D para simular como seria vida em Marte
Protótipo foi revelado ao mundo na terça-feira (11); a ideia é monitorar os astronautas em situações extremas
A Nasa divulgou na terça-feira (11) o Mars Dune Alpha, um habitat impresso em instalações de pesquisa do Centro Espacial Johnson da agência, em Houston, Texas. A ideia é que as pessoas que residirem possam ajudar a preparar uma futura missão a Marte.
Quatro voluntários iniciarão o primeiro teste no meio do ano, durante o qual a Nasa planeja monitorar sua saúde física e mental para entender melhor a força humana para um isolamento tão longo.
A ideia é que a agência colete dados para entender melhor o "uso de recursos" de astronautas no planeta vermelho, disse Grace Douglas, pesquisadora principal dos experimentos.
Simulação de Marte
Os voluntários viverão em uma casa 160 metros quadrados, apelidada de Mars Dune Alpha, que inclui dois banheiros, uma fazenda vertical para cultivar salada, uma sala dedicada a cuidados médicos, uma área para relaxar e vários estações de trabalho.
Os pesquisadores testarão regularmente a resposta da tripulação a situações estressantes, como restrição da disponibilidade de água ou falhas de equipamentos. Todo o habitat foi impresso em 3D.
“Essa é uma das tecnologias que a Nasa está olhando como um potencial para construir habitat em outras superfícies planetárias ou lunares”, explicou Douglas.
No começo do mês, a astronautas Christina Koch, Jeremy Hansen, Victor Glover e Reid Wiseman foram selecionados como os tripulantes da missão Artemis 2, que levará os primeiros astronautas para a órbita lunar em mais de 50 anos.