Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

NASA revela foto do Hubble após telescópio entrar em novo modo

A NASA divulgou uma das primeiras fotos tiradas pelo telescópio Hubble após a mudança em seu modo de operação, para que funcione com apenas um giroscópio

20 jun 2024 - 00h33
(atualizado às 04h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O telescópio Hubble já entrou em ação após a mudança em seu modo de operação. Na terça (18), a NASA publicou uma nova foto feita pelo telescópio após a alteração, que o fez funcionar com apenas um giroscópio

Foto: NASA / Canaltech

A imagem mostra NGC 1546, galáxia encontrada na constelação de Dorado. Como ela está levemente inclinada em nossa direção, é possível observar as faixas de poeira em seu disco, enquanto seu núcleo brilha. 

A poeira em seus braços absorve a luz vinda do núcleo, deixando-o com tons de marrom. Já a luminosa região central tem tons de amarelo, que indicam que ali estão estrelas mais antigas que as demais da galáxia. 

Esta é uma das primeiras observações do Hubble desde a transição ao seu novo modo que, segundo a agência espacial, vai permitir operações científicas mais consistentes. "A equipe da NASA espera que o Hubble consiga fazer a maioria das suas observações no novo modo, dando continuidade às suas observações inovadoras do cosmos", escreveram.

Galáxia NGC 1546 registrada pelo Hubble (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, STScI, David Thilker (JHU)
Galáxia NGC 1546 registrada pelo Hubble (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, STScI, David Thilker (JHU)
Foto: Canaltech

Dr. Jennifer Wiseman, cientista sênior de projeto do querido observatório, comemorou as novas observações. "A nova imagem do Hubble de uma galáxia espetacular demonstra o sucesso completo do nosso novo e mais estável modo de apontar, criado para o telescópio". 

Lançado em 1990, o Hubble já passou mais de três décadas observando o espaço, e não deve deixar de ser um aliado valioso para os astrônomos tão cedo. "Agora esperamos muitos anos de descobertas à frente, e vamos ver de tudo, desde nosso Sistema Solar aos exoplanetas e galáxias distantes", finalizou ela.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade