Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

NASA traz novidades sobre status do telescópio Hubble nesta terça (4)

O telescópio Hubble entrou no modo de segurança em maio e pausou suas atividades científicas. A NASA vai trazer novidades sobre a situação do observatório

4 jun 2024 - 23h09
(atualizado em 5/6/2024 às 02h54)

A NASA vai realizar uma conferência nesta terça (4) para apresentar novidades sobre a situação do telescópio espacial Hubble. O evento está previsto para acontecer às 17h no horário de Brasília, e vai ser transmitido no site da agência espacial.

Foto: NASA / Canaltech

Entre os participantes da conferência, está Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica na NASA. Ele vai estar junto de Patrick Crouse, gerente de projeto do telescópio Hubble.

O evento vem após o observatório sofrer outra falha em um dos seus giroscópios. O ocorrido fez com que o telescópio entrasse no modo de segurança em 24 de maio, suspendendo suas operações científicas temporariamente.

Os giroscópios fazem parte do sistema que determina e controla com precisão a direção para a qual o Hubble está apontado. Apesar da falha, a NASA destacou que o telescópio segue em bom estado.

Foto do Hubble tirada em maio de 2009 durante uma missão de manutenção (Imagem: Reprodução/NASA)

Na ocasião, a agência espacial havia divulgado que mais informações seriam fornecidas no início de junho. Assim, Clampin e Crouse devem trazer atualizações sobre a situação do telescópio após a falha.

Lançado em 1990, o Hubble já soma mais de três décadas de observações e descobertas sobre o universo. Vale lembrar que esta não é a primeira falha ocorrida nos giroscópio do observatório — em abril, por exemplo, levou seis dias para o telescópio voltar às atividades após um problema semelhante.

E não pense que o ocorrido significa o fim da missão: em comunicado, "a NASA antecipa que o Hubble vai continuar fazendo descobertas ao longo desta década e possivelmente, da próxima, trabalhando junto de outros observatórios, como o James Webb".

Fonte: NASA