Natal sem filas: live commerce é a bola da vez em 2021
Modalidade de venda digital possibilita comprar os presentes no conforto de casa, como se estivesse dentro de uma loja física.
O ano de 2021 é considerado o “Natal sem filas”, com a disseminação do live commerce no Brasil, tendência de compra digital que ganhou bastante corpo desde o início da pandemia no Brasil. Trazida pela Mimo Live Sales para a América Latina, essa modalidade de compra se tornou a preferida do período de festas para quem quer resolver as compras de presentes sem enfrentar filas e locais cheios.
Segundo Monique Lima, CEO da Mimo, o live commerce é considerado a experiência digital mais pessoal da internet e permite que o consumidor faça suas aquisições como se estivesse dentro da loja física.
“Graças ao chat e ao fato de o evento ser ao vivo, o consumidor consegue tirar todas as suas dúvidas em tempo real antes de fazer sua compra. E ainda pode comprar itens com descontos exclusivos”, diz ela.
A CEO ressalta um dos principais diferenciais do live commerce, que é a compra assistida. “Por exemplo, você quer comprar um presente para sua mãe e não sabe qual é a melhor opção em cosméticos para cada tipo de pele. Durante a live, há representantes da empresa que podem trazer as indicações técnicas dos produtos e fazer as recomendações. E influencers para dar dicas de uso”.
Bom para o consumidor e para as marcas
Para muitas marcas, o Natal é uma data importante para incrementar as vendas, e muitas delas apostaram no live commerce como estratégia também para se aproximar de seus clientes e conquistar novos.
A conversão de vendas entregue às empresas que participam desse tipo de venda é mais expressiva - em torno de 16% - do que no e-commerce tradicional, que beira a casa dos 2%.
“O Natal é um momento no qual cresce o número de consumo e, principalmente incentivado pelo recebimento do 13º salário. E o alcance de clientes é algo importante nesse período. Em uma live de vendas, por exemplo, uma marca consegue alcançar mais de mil pessoas em um único momento, o que não acontece na loja física”, analisa Monique.
“Algumas empresas já têm um calendário fixo de lives mensais e estão aproveitando o momento do Natal para reforçar ainda mais sua presença no mundo virtual. Esse tipo de canal de venda, que hoje é considerada a experiência mais pessoal de compra no universo online, com certeza ainda tem muito potencial de crescimento para tornar o Natal das pessoas cada vez mais fácil, prático e interativo na hora de comprar os presentes”, conclui a CEO.
O live commerce consiste em fazer a venda de produtos por meio de transmissões ao vivo realizadas no site ou app da marca com a tecnologia oferecida pela Mimo Live Sales. Isso permite que a empresa faça a apresentação de seus produtos e serviços ao vivo, além de possibilitar uma interação em tempo real com os consumidores.
Essa modalidade de vendas tem suas raízes no mercado chinês, onde já é uma atividade consolidada e que segue crescendo. Segundo dados do Emarketer, apenas na China as vendas do live commerce chegarão a US$ 131 bilhões neste ano e serão responsáveis por 37,4% do total das vendas do social commerce no país.
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