Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Naves da SpaceX decolam rumo à Lua esta noite

Se missão for bem-sucedida, será a primeira vez que o Japão e os Emirados Árabes enviam equipamentos para a Lua

30 nov 2022 - 18h12
Compartilhar
Exibir comentários
SpaceX lança primeira missão lunar japonesa
SpaceX lança primeira missão lunar japonesa
Foto: ispace/SpaceX

A SpaceX está se programando para fazer o lançamento responsável pelo primeiro pouso japonês na Lua. Parte da missão Hakuto-R, da empresa japonesa ispace, o foguete Falcon 9 está com lançamento marcado para às 5h39 da manhã desta quinta-feira (1), no horário de Brasília, em Cabo Canaveral, na Flórida.

Até agora, apenas os Estados Unidos, Rússia e China conseguiram colocar estruturas na Lua. Se o Japão for bem sucedido no pouso da missão, que deve acontecer em abril de 2023, o país será o quarto na lista.

De acordo com um comunicado da ispace, o previsto é que o equipamento viaje por cerca de quatro meses e pouse no lado visível da Lua, na cratera de Atlas. A sonda transportada pelo foguete carrega um rover, veículo construído pelos Emirados Árabes Unidos que pode se locomover por diferentes espaços.

Batizado de Rashid, o rover pesa dez quilos e mede meio metro de comprimento. O equipamento faz parte do plano do país de se estabelecer na corrida espacial. Caso o pouso tenha sucesso, a Hakuto-R será a primeira missão lunar com participação dos Emirados Árabes.

“Conseguimos muito nos seis anos desde que começamos a conceituar este projeto”, disse o CEO da ispace, Takeshi Hakamada.

A empresa, que tem apenas 200 funcionários, diz que "visa estender a esfera da vida humana ao espaço e criar um mundo sustentável, fornecendo serviços de transporte de alta frequência e baixo custo para a Lua".

Nasa vai pegar carona

A Nasa também está aproveitando o Falcon 9 para participar do lançamento como passageira secundária. Com a Hakuto-R, a agência espacial americana está enviando uma pequena missão lunar destinada a procurar por gelo no satélite natural.

A partir da órbita da Lua, a Nasa irá emitir feixes de luz infravermelha sobre as crateras do local e observar os diferentes níveis de absorção desta luz. O gelo normalmente absorve com facilidade, o que poderá ser um indicativo da presença da substância na superfície.

O lançamento será transmitido ao vivo por meio deste canal:

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade