Navio que derrubou ponte em Baltimore já tinha se acidentado em 2016; conheça modelo
Imagens de uma transmissão ao vivo mostraram as luzes do navio se apagando pouco antes da colisão
O navio de contêineres Dali, registrado em Singapura, colidiu com uma ponte em Baltimore (EUA) na madrugada de 26/04, tendo um passado de incidente em Antuérpia (Bélgica) em 2016.
A colisão na madrugada gesta terça-feira (26) com a ponte Francis Scott Key, em Baltimore (EUA), não é o primeiro acidente envolvendo a navio de contêineres Dali.
A embarcação participou de um incidente na Bélgica em 2016, segundo informações do Business Insider.
Os motivos do mais recente ocorrido seguem incertos e as autoridades ainda buscam por desaparecidos que caíram no rio. Imagens de uma transmissão ao vivo mostraram as luzes do navio se apagando pouco antes da colisão.
Em julho de 2016, o Dali, um ano após sua construção, colidiu com um cais na Antuérpia. Relatórios de blogs marítimos e vídeos publicados no YouTube documentaram o dano ao esterno do navio na época.
O incidente não teria registrado vítimas, apenas danos materiais.
O navio tem uma tonelagem de 95.128 toneladas brutas, o que é uma medida da capacidade interna do navio, incluindo todos os seus espaços e volumes. Ele tem um comprimento total de 300 metros, uma largura (conhecida como "boca") de 48,2 metros e uma profundidade de 24,8 metros.
A potência instalada no navio é de 41.480 kW, ou 55.630 cavalos de força, proveniente de um motor diesel MAN B&W de 9 cilindros, 2 tempos, de ação simples.
O navio pode navegar a uma velocidade de 22 nós, o que corresponde a cerca de 41 km/h. Além disso, tem capacidade para transportar até 10.000 contêineres.
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Após o acidente de 2016, o Dali mudou de proprietários, passando a ser registrado em Singapura, diferente de sua marcação original como porto de casa em Majuro, nas Ilhas Marshall.
Atualmente, é propriedade da Grace Ocean Pte Ltd. e gerenciado pelo Synergy Marine Group, com fretamento pela gigante de navegação Maersk. Seu próximo destino seria Colombo, no Sri Lanka.
A Maersk, em comunicado ao Business Insider, expressou estar "horrorizada" com o acidente, esclarecendo que, embora o Dali transportasse carga da empresa, nenhum membro de sua equipe estava a bordo.