Necrópole com 60 esqueletos é encontrada durante obra na Itália
Arqueólogos descobriram sepulturas com diversos objetos; pessoas encontradas provavelmente viveram no Império Romano entre os séculos 2 e 4
Sepulturas com restos de sapato de couro, pedaços de cerâmica, joias de ouro e outros bens preciosos foram descobertas por arqueólogos próxima de uma antiga estrada na região central da Itália. A necrópole do período romano revelou mais de 60 sepulturas.
No total, foram descobertos os restos mortais de 67 pessoas que provavelmente viveram no Império Romano, entre os séculos 2 e 4.
Identificada pela empresa de arqueologia Eos Arc, a necrópole foi encontrada durante as obras de construção de um projeto de energia solar na cidade de Tuscania.
Os pesquisadores acreditam que a região abrigava um hotel de passagem para viajantes importantes, como autoridades provinciais, o que provavelmente justifica os objetos valiosos encontrados nas sepulturas.
Em entrevista ao WordsSideKick, o líder da exposição, Emanuele Giannini, acredita-se que as pessoas encontradas “gozavam de um certo bem-estar e podiam dar-se ao luxo de alguns pequenos luxos”.
Ele cita que fontes históricas sugerem a existência de uma mansão chamada Tabellaria próximo a uma estrada que ia de Pisa a Roma e que ficava a cerca de 500 metros do cemitério encontrado.
Agora, os pesquisadores buscam identificar quem eram essas pessoas por meio de estudos genéticos. Os artefatos também serão estudados e, em seguida, restaurados para serem exibidos em um museu local.