A nova ferramenta de busca do Facebook tem forte potencial de geração de receita para a companhia de redes sociais, mas não deve desafiar a supremacia do Google nas buscas de Internet, pelo menos no curto prazo, disseram analistas na quarta-feira.
A ferramenta Busca Social demonstrada na terça-feira permite que os usuários vasculhem os dados de sua lista de amigos para encontrar toda espécie de coisa, de restaurantes a recomendações de filmes, e representa a maior incursão do Facebook nas buscas online.
"Vemos algumas categorias de sugestões fortemente monetizáveis no Graph Search (restaurantes próximos, jogos), e deve ser fácil incorporar resultados comerciais de buscas, por meio da parceria entre o Facebook e o Bing", afirmou a BofA Merrill Lynch aos seus clientes em nota.
O Facebook no momento tem parceria com a Microsoft, cujo serviço de buscas Bing oferece resultados de busca em sites externos. A Microsoft também integra alguns resultados do Facebook aos retornos de busca do Bing.
A corretora estimou que o Facebook poderia ampliar sua receita anual em US$ 500 milhões caso seja capaz de gerar um clique pago por usuário/ano, e elevou o preço-alvo para as ações da companhia em quatro dólares, para US$ 35.
"No momento, não consideramos o Graph Search como ameaça ao Google nas buscas de Internet. No futuro, as buscas no Facebook podem concorrer com certas categorias de buscas do Google, como as buscas de lugares e mapas", afirmou a instituição.
O Google vem tentando combinar redes sociais e buscas há mais de um ano, integrando o serviço Google+ ao seu sistema de buscas.
As ações do Facebook estavam quase estáveis antes da abertura do pregão, na quarta-feira, porque o anúncio da ferramenta de busca ficou aquém de algumas previsões mais otimistas, incluindo a de que a empresa lançaria um smartphone próprio ou um programa de buscas na Internet.
As ações da companhia subiram em cerca de 50% desde novembro, depois de meses de desempenho fraco em função dos problemas em sua oferta pública inicial, em maio na Nasdaq. Elas fecharam a US$ 30,10, com queda de três por cento, na terça-feira.
Zuckerberg iniciou apresentação em Menlo Park, na sede da maior rede social do mundo, reforçando a missão da empresa de "fazer o mundo mais aberto e conectado". CEO do Facebook diz que Open Graph, conjunto das relações entre as pessoas, é a base para todos os serviços que a rede social crie para cumprir sua missão
Foto: AP
"Não estamos indexando a web, estamos indexando o mapa do nosso Graph, que é muito grande e está em constante mudança", disse Zuckerberg, cutucando o Google. Em slides, CEO do Facebook falou da diferença entre buscar a web e buscar com o Graph Search: "O Graph Search é feito para mostrar a resposta, e não um link para a resposta"
Foto: Reuters
Busca é atenta a questões de privacidade, enfatizou CEO, porque "cada conteúdo tem sua audiência" e a maior parte não é público
Foto: Reuters
Zucekerberg diz que busca Graph Search ainda está em versão "beta" e citou números: 240 bilhões de fotos, 1 bilhão de pessoas, 1 trilhão de conexões. Baseada nesses dados, busca elenca resultados com amigos mais próximos em primeio lugar, e na barra da direita há filtros para estreitar a busca
Foto: Reuters
Criador do Facebook citou três pilares da rede social: News Feed, onde aparecem notícias; Timeline, onde há a história da vida do usuário; e Graph Search, a busca anunciada hoje
Foto: AP
Zuckerberg afirmou que se antes o Facebook tinha como objetivo descobrir novas coisas, hoje é "fazer novas conexões"
Foto: Reuters
Mark Zuckerberg anunciou nesta terça-feira a nova busca Graph Search, novidade do Facebook que buscar qualquer conteúdo do site a partir de termos simples, como "pessoas que gostam do que eu gosto", como no exemplo
Foto: Divulgação
Facebook introduziu título que o usuário pode modificar ao seu gosto, rotulando de forma natural os conteúdos que posta. No exemplo, busca mostra fotos a partir da pergunta "fotos dos meus amigos quando crianças"
Foto: Divulgação
Usuários podem limitar as buscas por categorias, como "meus amigos" ou "lugares"
Foto: Divulgação
Em fase de testes, Graph Search vai se focar em pessoas, lugares, photos e interesses - como livros, filmes e música
Foto: Divulgação
Como busca Graph Search ainda é beta, vai ser disponibilizada apenas para um grupo seleto de usuários. Para se inscrever, é preciso mudar o idioma do Facebook para inglês americano (English US) e depois acessar a página sobre o Graph Search
Nova busca permite que usuário exclua, dentro de seus conteúdos, o que não deve aparecer nas pesquisas dos outros - as opções ficam em Log de Atividade
Foto: Divulgação
"É uma maneira completamente diferente de encontrar informação no Facebook", disse o CEO da companhia
Foto: Divulgação
Compartilhar
Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.