Apple desencoraja promoções com iPads e iPhones como prêmio
2 jun2011 - 19h53
(atualizado às 19h58)
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A Apple começou a agir e reforçar suas regras para promoções de empresas que dão os produtos da Apple como prêmio. Agora, a empresa de Cupertino está restringindo o uso de dispositivos iOS como prêmio, principalmente se associados à palavra "grátis".
Segundo a Fortune, as regras têm foco em manter a reputação da Apple como uma marca premium e esclarece a forma como seus produtos devem ser usados em promoções (não exibindo-os junto a uma modelo, por exemplo) ou proibindo as empresas de associarem os dispositivos com algum tipo de transação (como prometer iPads em troca de cadastro em sites). O iPad, iPhone e Gift Cards do iPhone não devem ser usados em promoções. Já o iPod touch pode ser usado em circunstâncias especiais e exige um mínimo de 250 unidades para tal finalidade.
Não é possível usar a fonte Myriad Set nos materiais promocionais, produtos, embalagem e manuais e é proibido o uso da palavra "grátis" se referindo a algum produto da Apple. Todo o material relacionado à promoção precisa ser submetido à revisão da Apple.
A lista completa tem mais de duas páginas e está disponível desde janeiro, mas somente agora a Apple está se esforçando para manter os parceiros dentro das regras. O Cult of Mac tinha contado mais de 36 promoções relacionadas ao iPad desde o começo do ano, mas até agora, ninguém havia sido contatado pela Apple, pedindo para que o concurso não fosse feito.
Segundo o MacNN, a Apple ainda não exerceu o direito dela - garantido por suas regras - de retirar a permissão das empresas de usarem seus os produtos.
A Apple se recusou a comentar o assunto.
PlayBook, primeiro tablet da RIM, foi lançado em abril deste ano nos Estados Unidos e Canadá
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Scrapbook é um dos aplicativos de fábrica do tablet que ainda possue uma loja de app bastante atrasada em comparação com os concorrentes
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Tablet da RIM tem a parte traseira emborrachada e, na vertical, é quase metada de um iPad 2
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Lançado nos EUA e no Canadá, PlayBook deve chegar em junho à América Latina, mas ainda sem previsão para o Brasil
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
PlayBook tem tela touchscreen de sete polegadas. Até a moldura é táctil
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Por seu tamanho, o PlayBook se assemelha a um e-reader mais do que a um iPad 2 ou a um Motorola Xoom
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Seu sistema operacional apresentou um bom desempenho, sem muito delay ao virar a tela, por exemplo
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Ao contrário do iPad, da Apple, que parece ignorar o USB, o PlayBook traz na parte inferior uma porta micro USB
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Os botões do PlayBook, por vezes, são pequenos e difíceis de apertar
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Os ícones na área de trabalho podem ser classificados em favoritos, games, media, reforçando a vontade da RIM de transformar seu tablet em um produto para o consumidor final também
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
O sistema operacional BlackBerry Tablet OS (QNX) é minimalista e intuitivo, como deve ser um sistema operacional
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
O Kobo é o aplicativo de leitura de livros do PlayBook e oferece obras gratuiras e pagas
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Conforme anunciado, a capacidade de ser multitarefas do PlayBook é de fato impressionante
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
PlayBook tem duas câmeras HD para gravação de vídeo e realização de vídeoconferência, saída HDMI, 1 GB de RAM
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
As configurações do PlayBook incluem uma tela de 7 polegadas (resolução 1024 x 600) sensível a multitoques e gestos
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
PlayBook tem conexão bluetooth, Wi-Fi e uma bateria que não dura muito, mas dá conta do recado
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
O aparelho mede 130 x 193 x 10 mm e pesa cerca de 400 gramas
Foto: Emily Canto Nunes / Terra
Na parte de software, o aparelho é compatível com Adobe Flash Player 10.1, AIR, Java, OpenGL e Webkit/HTML5