Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BlackBerry foi líder do mercado corporativo de smartphones

Empresa canadense deve ser comprada pela Fairfax Financial Holdings Limited

24 set 2013 - 12h09
(atualizado às 12h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

Prestes a ser vendida por US$ 4, 7 bilhões, a BlackBerry, fundada pelo canadense Mike Lazardis em 1984, chegou a ser líder, especialmente no segmento corporativo, do mercado de smartphones. Porém, com a chegada do iPhone, em 2007, e mais recentemente do Android, do Google, a empresa canadense foi perdendo espaço e acmulando problemas financeiros.

Na última sexta-feira, mais de 4 mil funcionários foram demitidos. Neste ano, a empresa lançou três aparelhos: o Z10, de tela sensível ao toque, o Q10, com teclado físico e o Z30, smartphone para concorrer com o iPhone 5S e com o Galaxy S4. Mesmo assim, segundo a consultoria Gartner, a participação da empresa no mercado caiu para 2, 7% e o faturamento para o segundo trimestre do ano fiscal ficou em US$ 1, 6 bilhão, bem abaixo dos US$ 3 bilhões previsto.

Principais fatos

O pager BlackBerry 850, com e-mail e sistema operacional próprio, foi o primeiro sucesso da empresa
O primeiro BlackBerry, que na época não era chamado assim, era um protótipo feito para os funcionários da RIM, que na época era uma empresa focada no desenvolvimento de novas tecnologias sem fio.
Em 2005, a revista PC World considerou o BlackBerry 950 como um dos 50 melhores gadgets dos últimos 50 anos. O aparelho possuía uma bateria AA
Conhecido pelo seu teclado QWERTY do BlackBerry teve outra reviravolta quando apareceu pela primeira vez com o teclado SureType, que tentou imitar a aparência de um telefone comum, mas ao mesmo tempo, oferecer toda a funcionalidade conhecida em um BlackBerry.
Em setembro de 2006, é lançado o BlackBerry 8100, smartphone com câmera e acesso à internet
Entre 2007 e 2010, marca lidera no mundo corporativo
Em 2007, a remoção do trackwheel eo trackball chegada da nova sensação em alguns e decepção para os outros que já estavam acostumados a trabalhar com o trackwheel
Em 2008 veio o Curve, que introduziu a câmera pela primeira vez. Foi quando a RIM entrou no mercado consumidor comum
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade