Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BlackBerry sofre prejuízo trimestral de quase US$1 bilhão

27 set 2013 - 10h08
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A BlackBerry sofreu prejuízo trimestral de quase US$ 1 bilhão, com o balanço da empresa sendo publicado dias após a companhia aceitar oferta preliminar de US$ 4,7 bilhões para fechar seu capital, numa proposta feita por seu maior acionista.

Foto: AFP

A companhia, que já tinha feito alerta sobre perdas em 20 de setembro, disse que o prejuízo líquido no segundo trimestre encerrado em 31 de agosto foi de US$ 965 milhões, ou US$ 1,84 por ação, com a receita caindo 45% ante um ano antes, para US$ 1,6 bilhão.

O prejuízo incluiu um encargo antes de juros de cerca de US$ 934 milhões, num impacto contábil advindo de inventários e compromissos de fornecimento relacionados ao novo smartphone Z10.

A BlackBerry afirmou que não vai realizar a tradicional conferência com investidores após a divulgação dos resultados depois de ter assinado na segunda-feira acordo preliminar para ser adquirida pela Fairfax Financial, sua maior acionista.

A acentuada queda na receita da companhia e o acúmulo de prejuízos têm revivido temores de que a BlackBerry, outrora pioneira no segmento de smartphones, poderá enfrentar um colapso. A companhia planeja cortar 4.500 empregos, ou mais de um terço da sua força de trabalho.

"Estamos muito decepcionados com nossos resultados operacionais e financeiros neste trimestre e anunciamos uma série de mudanças para enfrentarmos o ambiente competitivo de hardware e nossa estrutura de custos", afirmou o presidente-executivo da empresa, Thorsten Heins, no balanço.

A BlackBerry anunciou que vendeu 5,9 milhões de telefones no trimestre, a maioria de modelos antigos, mas reconheceu uma receita de apenas 3,7 milhões de unidades, dado que muitas vendas já haviam sido lançadas. Em contraste, a Apple afirmou ter vendido 9 milhões de seus novos iPhones 5C e 5S nos três dias após o lançamento dos modelos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade