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Com a Nokia, Microsoft mira em triplicar a participação no mercado

3 set 2013 - 10h58
(atualizado às 12h59)
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Com a compra da Nokia, a Microsoft pretende triplicar sua atual participação no mercado de smartphones. Atualmente, a empresa que produz o Windows, Windows Phone e o videogame Xbox possui pouco mais de 4%. O objetivo é chegar em 2018 com 15% do mercado de smartphones obtendo um lucro de US$ 45 bilhões. O Android, do Google, tem quase 80% das vendas, e o iOS, da Apple, 13,2%.

Agora, os dois se juntam, no que o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que está de saída, chamou de "um passo ousado em direção ao futuro . " Em um email , Ballmer citou o Lumia 1020 como um exemplo do que as empresas poderiam fazer juntos , mas disse que o telefone não tinha causado a colisão marketshare que merecia. "Agora é a hora de aproveitar esse momento e acelerar a nossa parte e os lucros em telefones ", escreveu ele .

Pelo acordo anunciado, a Microsoft poderá utilizar as invenções, projetos e patentes da Nokia, em especial, o serviço de mapas Nokia HERE, usado nos smartphones da empresa. O documento aponta que o serviço de localização é uma peça chave para o crescimento da Microsoft no setor de celulares e de smartphones.

A força motriz por trás da venda parece ser a marca da Nokia Asha , que a Microsoft adquiriu em definitivo. Com isso, o sistema Windows Phone ganha força e acesso a milhões de clientes em países em desenvolvimento. 

A Microsoft também acredita que o portfolio de patentes da Nokia  e que as licenças que a Nokia possui irão aumentar o valor da companhia nos próximos anos. O acordo de uso de licenças entre Nokia e Microsoft é válido por 10 anos, mas a norte-americana pode torná-lo permanente nos próximos anos.

Já a Nokia vai se concentrar em três tecnologias principais: NSN ( sua infraestrutura de rede) HERE ( seus mapas e serviços baseados em localização ) e Tecnologias Avançadas ( um licenciamento e desenvolvimento do braço) .

Quando o negócio for fechado no primeiro trimestre de 2014 , a Microsoft deve sair fortalecida no setor, principalmente depois de o Google ter comprado a Motorola nos Estados Unidos, o que colocou o buscador no mercado de hardware. Da mesma forma, o movimento da Microsoft dá mais controle à empresa sobre a produção dos eletrônicos que vão rodar seu sistema operacional. 

Com informações do The Verge, Mashable e TechCrunch.

Fonte: Terra
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