Google aumentará investimentos na Finlândia, dizem fontes
O Google deverá aumentar investimentos em um centro de dados no leste da Finlândia, disseram nesta quinta fontes familiarizadas com o plano.
O centro de dados do Google em Hamina usa um sistema de refrigeração a água do mar que fazia parte de uma antiga fábrica de papel que a empresa dos Estados Unidos comprou da companhia de papel finlandesa Stora Enso em 2009.
Após um investimento inicial de 200 milhões de euros, o Google anunciou em 12 de agosto um adicional de 150 milhões.
Fontes disseram que a empresa planeja anunciar uma nova rodada de investimentos no início de novembro, embora não estivesse claro de quanto seria. Um funcionário do governo confirmou que o primeiro-ministro Jyrki Katinen iria participar de um evento em Hamina em 4 de novembro.
A Finlândia e outros países do norte da Europa têm sido locais populares para centros de dados devido à grande quantidade de energia hidrelétrica e climas mais frios, para ajudar a reduzir os custos de resfriamento.
A Microsoft, que está planejando comprar a divisão de celulares da Nokia, disse que vai investir mais de US$ 250 milhões em um novo centro de dados na Finlândia.
O Google não estava imediatamente disponível para comentar.