Intel anuncia Brian Krzanich como novo CEO
Atual diretor de operações substitui Paul Otellini, na empresa há 40 anos e no cargo de CEO desde 2005
A Intel anunciou nesta quinta-feira que Brian Krzanich, 52 anos, subsituirá Paul Otellini no cargo de CEO da companhia. Ele ingressou na gigante dos semicondutores em 1982 e será o sexto executiv-chefe da história da empresa. Krzanich, que atua como diretor de operações na Intel desde janeiro de 2012, assume a função em 16 de maio. Renée James foi eleita para presidir o conselho da companhia.
Ottelini, 62 anos, foi o quinto CEO da Intel, após assumir o cargo no segundo trimestre de 2005. A aposentadora de Otellini, na empresa há 40 anos, foi anunciada em novembro do ano passado. Ele deixa a maior fabricante de chips do mundo em um momento no qual ela enfrenta um difícil cenário de fraca demanda por computadores pessoais por conta da migração de usuários para o segmento móvel.
A Intel, cujos processadores dominam o segmento de computadores pessoais, tem sido lenta em se expandir para o crescente mercado de dispositivos móveis, onde os iPads e iPhones, da Apple, entre outros aparelhos, são feitos pela concorrente britânica ARM Holdings.