Microsoft decepciona no 2º tri com vendas fracas de tablets
A Microsoft teve lucro abaixo do esperado no trimestre, em meio a vendas mais lentas de computadores pessoais que afetaram os negócios do sistema Windows e a gastos inesperados de US$ 900 milhões com estoques de seu tablet Surface.
O fato mostra a luta da maior fabricante de softwares do mundo - que na semana passada anunciou uma reorganização profunda para se transformar em um líder "de dispositvos e serviços" - para tornar seus dispositivos móveis tão atrativos quanto os da Apple e do Google.
A Microsoft disse que o encargo adicional está relacionado ao tablet Surface RT, lançado junto com o Windows 8 em outubro para competir como iPad, da Apple, mas não vendeu bem.
No início da semana, a Microsoft disse que estava cortando preços dramaticamente e expandindo sua distribuição do modelo para atrair clientes, reduzindo o valor dos dispositivos Surface em seus estoques.
"Nós sabemos que temos que fazer melhor, particularmente nos dispositivos móveis", disse Amy Hood, nova diretora financeira da Microsoft", em entrevista. "Esta é uma grande razão pela qual nós fizemos mudanças estratégicas organizacionais".
A maior companhia de softwares do mundo teve lucro no seu quarto trimestre fiscal de 0,59 dólar por ação, comparado a prejuízo de US$ 0,06 no mesmo período do ano anterior.
Analistas de Wall Street esperavam lucro de US$ 0,75 por ação, em média, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S. A receita cresceu 10% para US$ 19,9 bilhões, ajudada pelas vendas do Microsoft Office, mas ficou abaixo das estimativas de analistas de US$ 20,7 bilhões.