Siemens perde recurso de multa por cartel da UE
As empresas de tecnologia Siemens, Mitsubishi Electric e Toshiba perderam um recurso na mais alta corte europeia sobre uma decisão judicial de 2007 que declarou que as empresas faziam parte de um cartel vendendo equipamentos elétricos.
A Corte Europeia de Justiça (ECJ, na sigla em inglês) disse em comunicado que a multa de 397 milhões de euros (US$ 546,4 milhões) aplicada à Siemens, além do veredito de que a Mitsubishi e a Toshiba participaram do cartel, são finais.
A Comissão Europeia havia aplicado multas a um total de 10 empresas em 2007, incluindo a Alstom, por fazer parte de um cartel de subestações de alta tensão isoladas a gás, com a multa total de 750 milhões de euros, a maior já imposta pela agência reguladora até então.
Enquanto que a Mitsubishi e a Toshiba conseguiram ter suas multas anuladas pelo Tribunal Geral da União Europeia, a Comissão realizou desde então o recálculo das somas, definindo uma multa de 74,8 milhões de euros à Mitsubishi e 56,8 milhões de euros à Toshiba.
A Siemens diz que respeita a decisão da corte.
A Mitsubishi e a Toshiba disseram que irão lutar pela redução das multas. As duas empresas têm atualmente recursos pendentes no Tribunal Geral.