Um dos mercados mais importantes para a BlackBerry no mundo, a América Latina, está recebendo grande atenção nos últimos lançamentos com o sistema BlackBerry 10. A preocupação inclui novidades para o Brasil, onde "as coisas vão mudar drasticamente", segundo afirmou ao Terra o diretor da empresa para a América Latina, Wes Nicol.
O País é um dos emergentes entre os quais a companhia quer aumentar sua participação. No Brasil, a BlackBerry planeja alcançar o primeiro ou segundo lugar na preferência dos usuários no futuro próximo.
O BB 10 tem sido particularmente bem-sucedido nas economias em desenvolvimento, de acordo com o executivo. A companhia canadense pretende aproveitar o nicho criado pelo crescimento econômico das nações latino-americanas para conquistar clientes que ainda não têm smartphones - ou reconquistar aqueles que tinham um BlackBerry, mas trocaram por outro aparelho.
Para voltar a crescer, a empresa está apostando em lançamentos - ainda poucos - voltados para diversos tipos de clientes, com diferentes layouts e preços. Prova disso é o anúncio do Q5, primeiro smartphone "de entrada" com o BB 10. Preço e disponibilidade do produto não foram divulgados; no entanto, a América Latina deve ser um dos primeiros locais a receber a novidade.
"Ainda não posso anunciar detalhes, mas as coisas vão mudar drasticamente para a BlackBerry no Brasil", declarou Wes. Ele garantiu que o País é um dos principais focos da empresa nesta nova fase - e que os dispositivos da canadense vão voltar a figurar nas mãos dos brasileiros em breve.
Em sua empreitada para revitalizar a marca, o executivo afirmou que foi questionado a antigos clientes da BlackBerry por que eles deixaram a companhia, e o que os faria voltar. As três principais queixas foram a lentidão do navegador, a "pobreza" dos aplicativos e aspectos multimídia ruins. A novidade que faria a maioria voltar a usar aparelhos BlackBerry seria o retorno do teclado físico - novidade anunciada em dois dos três lançamentos da companhia para o sistema operacional BB 10. Nenhum desses aparelhos, porém, está atualmente disponível no Brasil.
A América Latina é o mercado onde a BlackBerry tem maior aceitação entre as empresas. O continente ocupa o primeiro lugar no uso de celulares corporativos da companhia canadense em todo o mundo. Dados mencionados pelo diretor apontam que aproximadamente 50% dos aparelhos utilizados por empresas na América Latina são da BlackBerry.
A BlackBerry aproveitou esta segunda-feira para fazer os últimos ajustes em sua maior conferência do ano. O BlackBerry Live 2013, realizado em Orlando, na Flórida (EUA) entre os dias 14 e 16 de maio, promete apresentar as últimas novidades da empresa em sua busca por retomar o mercado perdido para Apple e Samsung
Foto: Guilherme Justino / Terra
Mapas estão instalados ao longo de duas das quatro torres do Orlando World Center Marriott para guiar os participantes
Foto: Guilherme Justino / Terra
As portas da maior parte das salas que serão usadas para palestras e eventos estavam fechadas nesta segunda-feira
Foto: Guilherme Justino / Terra
Até um piano pôde ser visto nos corredores do BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em uma das poucas salas abertas, os organizadores terminavam de completar os detalhes da decoração
Foto: Guilherme Justino / Terra
A BlackBerry aposta na união das funcionalidades pessoais e corporativas para atrair mais clientes com seu novo sistema operacional
Foto: Guilherme Justino / Terra
Alicia Keys, diretora criativa global da empresa, é uma das grandes atrações do evento. Ela fará um show com a participação de outros artistas na noite de terça-feira
Foto: Guilherme Justino / Terra
A companhia canadense aposta no apelo de celebridades para conquistar os clientes que perdeu ao longo dos últimos anos, quando se firmou o domínio de Apple e Samsung no mundo dos smartphones
Foto: Guilherme Justino / Terra
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino / Terra
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino / Terra
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino / Terra
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino / Terra
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino / Terra
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino / Terra
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino / Terra
Uma Mercedes-Benz de Fórmula-1 está exposta ao público presente na BlackBerry Live 2013, em Orlando, na Flórida. A marca canadense patrocina a escuderia e contou com Lewis Hamilton como garoto-propaganda de uma de suas novidades, o BBM Channels - espécie de Twitter da empresa para usuário do serviço de mensagens BlackBerry Messenger
Foto: Guilherme Justino / Terra
O carro de F-1 atraiu a atenção de muitos visitantes durante a conferência
Foto: Guilherme Justino / Terra
A BlackBerry patrocina a Mercedes-Benz e considera que nenhuma outra atividade combina melhor esporte e tecnologia que a Fórmula-1
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino / Terra
Também um Bentley equipado com o sistema operacional QNX, desenvolvido para a plataforma BlackBerry 10, foi apresentado em Orlando
Foto: Guilherme Justino / Terra
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino / Terra
A videoconferência - realizada com alguns toques no painel animado do veículo - ocorreu ao vivo no keynote inaugural da BlackBerry Live 2013
Foto: Guilherme Justino / Terra
As utilidades ainda não estão disponíveis para o público, mas devem chegar aos primeiros carros de luxo ainda este ano
Foto: Guilherme Justino / Terra
Além da videoconferência, o pacote de utilidades continha ainda informações sobre trânsito e clima, entre outros serviços, todos acessíveis a partir do painel
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em um encontro com a imprensa após a apresentação, Hamilton comentou seu erro no Grande Prêmio da Malásia, quando entrou no box de sua antiga equipe, a McLaren, durante a primeira rodada de pit stops da corrida realizada em março: "foi constrangedor", afirmou o piloto
Foto: Guilherme Justino / Terra
O carro foi responsável pela "primeira videoconferência do mundo", nas palavras do CEO da BlackBerry, Thorsten Heins
Foto: Guilherme Justino / Terra
Compartilhar
Publicidade
O repórter viajou a Orlando a convite da BlackBerry.