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Nem funcionários da Meta curtem seu metaverso

Diretores estão pressionando funcionários da Meta a acessarem o metaverso da casa

7 out 2022 - 14h10
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Nem funcionários da Meta curtem seu metaverso
Nem funcionários da Meta curtem seu metaverso
Foto: Núcleo Jornalismo

Diretores da Meta estão com um problemão: nem os funcionários envolvidos no Horizon Worlds, o ambiente virtual (ou metaverso) da empresa, estão frequentando o local.

COMO ASSIM? Uma espécie de mistura de Minecraft com Roblox, o Horizon Worlds é a porta de entrada para o metaverso da Meta: um ambiente virtual cheio de possibilidades.

Só tem um problema: pouca gente está entusiasmada com o negócio, incluindo os próprios funcionários da Meta que fazem o Horizon Worlds. — aquele do gráfico feião.

O site norte-americano The Verge obteve memorandos internos da Meta em que diretores da empresa reclamam do descaso dos subordinados.

DETALHES. Vishal Shah, vice-presidente do metaverso na Meta, escreveu em 15 de setembro que sua equipe ficaria em um "lockdown de qualidade" para "garantir que corrijamos a falta de qualidade e problemas de desempenho antes de abrirmos o Horizon a mais usuários".

Em outro momento do texto, Shah diz que as pequenas falhas e instabilidades, somadas, "dificultam à nossa comunidade experimentar a magia do Horizon". "Para uma experiência ser agradável e reter os usuários, ela precisa antes ser usável e bem feita."

CADÊ TODO MUNDO? Shah reclama que os funcionários responsáveis por criar o Horizon Worlds não usam o serviço:

Não passamos muito tempo no Horizon e nossos painéis de "dogfooding" mostram isso claramente. Por que isso? Por que não amamos o produto que criamos a ponto de usá-lo o tempo todo? Resumindo, se não o amamos, como podemos esperar que nossos usuários o amem?

Dogfooding é um termo do desenvolvimento de software que significa usar ao máximo o próprio produto que está sendo criado a fim de corrigir falhas e aperfeiçoá-lo.

Em outro memorando, datado de 30.set, Shah diz que responsabilizará os gerentes caso os funcionários não comecem a usar o Horizon Worlds:

Todos nesta empresa deveriam encarar como uma missão apaixonar-se pelo Horizon Worlds. Você não consegue isso se não usá-lo. Apareça lá. Organize horários para fazer isso com os seus colegas ou amigos, em builds internas e também públicas, para que você possa interagir com a nossa comunidade.

Em outros termos, Shah está pedindo à galera para que vista a camisa do metaverso.

Em outro "sincericício", o VP do metaverso reconhece que a Meta está trabalhando em um produto que ninguém quer — ainda:

Quero deixar isto bem claro. Estamos trabalhando em um produto que ainda não encontrou espaço no mercado. Se você está no Horizon, preciso que você abrace completamente a ambiguidade e a mudança.

CONTEXTO. O Horizon Worlds virou motivo de chacota em setembro, depois que Mark Zuckerberg, CEO da Meta, postou uma imagem do ambiente virtual bem, digamos, atrasada tecnologicamente.

O metaverso, do qual o Horizon Worlds faz parte, é a grande aposta da Meta para se reinventar numa fase pós-redes sociais.

A empresa ainda faz muito dinheiro com seus aplicativos — Facebook, Instagram e WhatsApp — mas desde o ano passado enfrenta o mau humor do mercado com empresas de tecnologia e uma desaceleração sem precedentes em seu crescimento.

Núcleo Jornalismo
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