Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Newton escreveu as leis fundamentais da física, mas quando chegou encontrou a mensagem "Leonardo esteve aqui"

17 mar 2025 - 09h22
(atualizado em 18/3/2025 às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Desde cedo, aprendemos que Isaac Newton foi o responsável por explicar a gravidade ao mundo. A famosa história da maçã caindo sobre sua cabeça é amplamente conhecida, e seus estudos sobre a teoria gravitacional ocorreram entre 1665 e 1687, quando ele finalmente formulou suas leis.

No entanto, novas descobertas sugerem que alguém já havia compreendido o fenômeno muito antes de Newton - e esse alguém foi Leonardo da Vinci.

A visão revolucionária de Da Vinci sobre a gravidade

Leonardo da Vinci, originário de Florença, continua sendo uma referência não apenas na arte, mas também na ciência. Seis séculos após sua existência, ainda descobrimos ideias suas que estavam muito além do seu tempo.

Um estudo recente de engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) revelou que Da Vinci já compreendia princípios fundamentais da gravidade séculos antes de Newton.

O estudo analisou o Códice Arundel, um conjunto de manuscritos escritos por Leonardo entre 1480 e 1518. Nele, o gênio renascentista explorou diversas áreas do conhecimento, incluindo matemática e física. Ao examinar os documentos, os pesquisadores descobriram que Da Vinci realizou experimentos para entender a natureza da gravidade.

De acordo com seus estudos, ele percebeu que a gravidade é uma forma de aceleração, antecipando conceitos que só seriam consolidados muito tempo depois. Apesar das limitações tecnológicas de sua época, ele conseguiu calcular a constante da gravitação universal com uma precisão ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Depois de se expandir por todo o planeta, o turismo chegou à Antártida; e já está cobrando seu preço

A ciência conseguiu produzir uma partícula de luz que acessa 37 dimensões diferentes e isso demonstrou o quão fascinante é a física quântica

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU completam 10 anos, mas avanços seguem lentos

Se a indústria do álcool já não tivesse problemas suficientes, agora ela se deparou com mais um: Ozempic

Muitos achavam que estava extinto, mas depois de mais de 60 anos, um dos poucos mamíferos que botam ovos foi reencontrado

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade