No Japão, uma tempestade perfeita está afundando um de seus maiores símbolos gastronômicos: os izakayas
Entre janeiro e novembro de 2024, 203 negócios quebraram, mais do que durante a pandemia
Se você gosta de anime, do cinema japonês ou simplesmente teve a enorme sorte de visitar Tóquio ou qualquer outra cidade do Japão, é bem provável que tenha visto algum izakaya. O nome talvez não soe familiar, mas sua imagem com certeza sim. Izakayas são os bares típicos onde se bebe cerveja ou saquê com colegas de trabalho enquanto se devora espetinhos de frango, pratos de sashimi ou tigelas de edamame — poucos lugares são mais icônicos da gastronomia japonesa.
O problema é que tradição nem sempre é sinônimo de sucesso. Os izakayas podem ser emblemáticos, mas estão passando por momentos difíceis, com o maior nível de falências da última década (pelo menos) e grande parte dos estabelecimentos que ainda sobrevivem reconhecendo dificuldades econômicas.
Boa história, mas dados ruins
Se cada cidade tem sua própria paisagem urbana, composta por símbolos inconfundíveis, nas cidades japonesas uma dessas peças icônicas são os izakayas. Existem muitos, e com longa tradição. Até existem de diferentes tipos: robatayaki, yakitor-ya, oden-ya... dependendo de suas características e especialização.
Nem a longa história e nem a tradição impediram que centenas de izakayas fechassem suas portas nos últimos dois anos. Em 2023, foram registradas 204 falências e, entre janeiro e novembro de 2024, foram registradas 203, o que aponta para o fato de que provavelmente o ano passado foi o mais difícil desde pelo menos 2010.
Mais fechamentos do que na pandemia
Os dados coletados pela Teikoku ...
Matérias relacionadas
O momento exato em que as coisas na Marvel começaram a falhar antes de Capitão América