No TikTok, menções diretas a intervenção militar somam 40 milhões de visualizações
Conteúdos marcados com as hashtags #artigo142 e #Intervencaomilitar têm ganhado popularidade na rede social
Conteúdos com menções diretas em favor de um potencial golpe de Estado no Brasil estão a todo vapor no TikTok nesta segunda-feira (31.out.2022) - e são incrivelmente fáceis de encontrar.
DADOS. Vídeos marcados com as hashtags #artigo142
e #intervencaomilitar
, por exemplo, já somam 17 milhões
e 21 milhões
de visualizações, respectivamente.
ALERTA, PERO NO MUCHO. A página da #Artigo142 possui um aviso sobre conteúdo ligado às eleições: "O TikTok valoriza a criatividade e a expressão tanto quanto a autenticidade e a integridade. Manter nossos usuários seguros é nossa maior prioridade".
Um vídeo publicado em 2.out em que um adolescente escreve: Coé Exército, faz a boa aí, namoralzinha" e marcado com as hashtags #exercitobrasileiro🇧🇷, #intervencaomilitar, #eleicoes2022, #fraudenasurnas, #regimemilitar. Esse vídeo soma 1,1 milhão
de visualizações, por exemplo.
Outro vídeo com #artigo142 que diz que as Forças Armadas precisam impedir a posse de Lula sob perigo de guerra civil tinha mais de 140 mil curtidas e 1,1 milhão de views até a noite desta segunda-feira.
Reproduções de tela do TikTok
CONTEXTO. A referência a "artigo 142" diz respeito à noção (errada) de que esse artigo da Constituição daria o poder para as Forças Armadas realizarem uma intervenção militar no Brasil. Isso já foi, inclusive, desmentido diversas vezes ao longo dos anos, inclusive pela Câmara dos Deputados.