No TikTok, mulher ensina a usar roupas extras contra assédio no metrô
Tentativa da influencer Rae Hersey é afastar olhares de assediadores no metrô de Nova York — ela passou a usar uma “camada de proteção”
Mulheres nos Estados Unidos estão aderindo a táticas para tentar afastar assediadores no metrô de Nova York — elas passaram a usar uma camada de “proteção” de roupas para evitar olhares maldosos.
O vídeo tem mais de 600 mil curtidas e se tornou viral quando a TikToker @rae.hersey compartilhou a ideia.
Ela recebeu apoio nos comentários de algumas mulheres que fazem o mesmo — enquanto outras afirmaram que a tática é triste, mas necessária.
@rae.hersey Just know if you see me in a white button down, the real fit is underneath 💅🏼 #subwayshirt #nyc ♬ Applesauce - Mark Fabian & Alexander Smith & George King & RK Masters
Afastando assédio
No vídeo ela deu a dica de como faz para tentar afastar olhares maldosos, que algumas seguidoras chamaram de "bloqueador de homens. "Quando você chega ao seu destino e pode tirar sua 'camisa do metrô'", disse a tiktoker.
As imagens mostram Rae chegando a um café, tirando um casaco e uma camisa branca para revelar um top preto com detalhe decotado.
Alguns apoiam a ideia, afirmando que têm camisa até para Uber. "Lol!! Eu tenho uma camiseta do Uber que uso".
Outro escreveu: "Isso é tão triste de acontecer e as pessoas não vêm o que há de errado com isso", em referência a casos de assédio que não dependem da roupa da vítima.
Punições no TikTok
Em fevereiro, o TikTok anunciou um conjunto de mudanças no combate a violações da política e melhorias no feed "Para você". Implementou uma política de penalização progressiva para diferenciar quem errou uma única vez daqueles que agem de má-fé de maneira repetida.
Já os vídeos recomendados devem receber um botão que "limpa" o algoritmo para oferecer mais variedade de conteúdo.
Nos Estados Unidos, o sistema de punição gradativa é chamado de "política de strikes", uma referência ao beisebol. Quando você erra uma vez, leva um strike de advertência. Quanto mais falhas a conta comete, mais graves serão as penalidades. É um modelo adotado com sucesso pelo YouTube e expandido para os vídeos curtos da ByteDance.