Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nokia cria tecnologia que dobra carga sem aumentar o tamanho da bateria

Uso de nanotubos é responsável pelo avanço...

25 jun 2019 - 16h17
(atualizado às 17h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O Nokia Bell Labs, braço da empresa finlandesa focado em pesquisa industrial e desenvolvimento científico, desenvolveu uma nova tecnologia de bateria que pode aumentar o tempo de duração da carga de um smartphone em 2,5 vezes no mesmo volume sem torná-la mais pesada. Em comunicado, os pesquisadores anunciaram que registraram o projeto em patente e deverão iniciar a comercialização em breve.

Foto: TecMundo

Desenvolvidas em parceria com o Advanced Materials and BioEngineering Research (AMBER), centro financiado pela Science Foundation Ireland e que conecta os principais pesquisadores com a indústria, baterias com esse tipo de tecnologia têm se tornado mais comuns à medida que o 5G se populariza, exigindo um esforço da indústria de telefonia para o desenvolvimento de produtos que suportem os requisitos de energia da próxima geração de telefones móveis, já que, supostamente, a rede 5G consome mais energia do que a 4G.

Mais energia, mesmo espaço

"Ao colocar mais energia em um espaço menor, essa nova tecnologia de baterias terá um profundo impacto no 5G e em todas as pessoas que estão conectadas em rede", disse Paul King, membro da equipe técnica da Nokia Bell Labs e um dos principais pesquisadores do projeto.

"A combinação do conhecimento da indústria e dos dispositivos da Nokia Bell Labs com a experiência em ciência de materiais da AMBER nos permitiu enfrentar um problema difícil envolvendo várias disciplinas. Nossos resultados foram alcançados porque trabalhamos de forma colaborativa", completou.

Segundo os pesquisadores, a bateria foi desenvolvida com o auxílio de nanotubos de lítio. Entretanto, a nova tecnologia não aumenta o tamanho da bateria, o que significa que as empresas não terão que comprometer a espessura dos smartphones devido a baterias maiores.

Em termos simples, os clientes terão celulares com o padrão atual, com a diferença que oferecerão 2,5 vezes mais tempo de execução se usarem a tecnologia desenvolvida pela Nokia.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade