Nokia lançou tablet antes da Apple, afirma site
"Esse foi o auge de sua máquina do tempo", diz Yliruusi
A Nokia criou o tablet antes da Apple, em 2001, nove anos do iPad chegar ao mercado. Segundo o site finlandês Digitoday, a empresa preparou mil unidades do Nokia M510 web tablet, mas não lançou o gadget no mercado. Na época, a empresa realizou uma pesquisa e descobriu que os consumidores não estavam prontos.
De acordo com o engenheiro Esko Yliruusi, envolvido no desenvolvimento do produto, não há “nada do que ser envergonhar”. "Isso foi antes do pensamento do ecossistema, ele teria recebido pedidos", diz Yliruusi. O especialista possui uma das poucas unidades do Nokia M510, a maioria foi destruída após a Nokia cancelar sua produção. O Nokia M510 web tablet utilizava sistema operacional Symbian, conseguia navegar na internet, tinha tela touchscreen em LCD, pesava 1,8 quilos, sua bateria suportava quatro horas de uso e possuia 32 MB de memória, além de entrada USB.
A notícia do primeiro tablet do mundo surgiu com as afirmações publicadas pelo jornalista americano David J. Cord, no livro “The Decline and Fall of the Nokia”. Chama a atenção que a fabricação foi cancelada 45 minutos antes de seu começo oficial, conforme explica o autor. A divisão móvel da Nokia foi comprada pela Microsoft em 2013, por US$ 7,18 bilhões (R$ 15,8 bilhões), após a companhia finlandesa perder 25% do mercado de celulares entre 2007 e 2012.