PUBLICIDADE

Notebooks com CPUs Snapdragon são péssimos em games

Cheios de promessas, os processadores Snapdragon que equipam notebooks recém-lançados são um desastre total em games e fazem feio contra a concorrência

1 jul 2024 - 22h30
(atualizado em 2/7/2024 às 02h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Há algumas semanas, as fabricantes de notebooks finalmente lançaram os primeiros modelos com os processadores Snapdragon X Elite e Elite Plus no mercado. Com muitas promessas em economia energética e potência, essas CPUs parecem ser incapazes de rodar games a uma taxa de quadros aceitável, revelando que ainda falta um bom caminho para a Qualcomm percorrer nesse segmento.

Foto: (Imagem: Qualcomm/YouTube) / Canaltech

Uma série de testes compilados pelo PCWorld indica que mesmo com os anúncios de que diversos games rodariam suavemente nessa plataforma por meio de técnicas de emulação, o resultado é aquém do esperado. Diversos games populares sequer abrem nesses notebooks, como Apex: Legends, Valheim e Warframe. Outros, como Counter-Strike 2 e Diablo IV ficam injogáveis.

O site testou títulos complexos, como Cyberpunk 2077, e o resultado é desastroso. Enquanto o Intel Core Ultra 5 155H e sua iGPU Intel Arc conseguem manter uma média de 35 FPS, o chip máximo da Qualcomm consegue apenas 20 FPS. Em Dota 2, o Snapdragon empurra apenas 52 frames contra 106 do Core Ultra 7 155H, ou seja, uma diferença de 103%.

A resposta para esses problemas concentra-se na arquitetura Arm. Boa parte dos games e aplicações complexas é desenvolvido nativamente para o Windows por meio das arquiteturas x64 e x86, funcionando em Arm apenas com muita otimização, ou emulação. Esses resultados são piores ainda do que um Steam Deck e suas configurações simplificadas, mas específicas para games.

GPU Adrena X1 até pode ter performance, mas falta otimização (Imagem: PCWorld/Reprodução)
GPU Adrena X1 até pode ter performance, mas falta otimização (Imagem: PCWorld/Reprodução)
Foto: Canaltech

A Qualcomm terá uma longa jornada até garantir a maturidade de seus drivers para os Snapdragon serem funcionais em games.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade