Nova falha de segurança Bash pode ser maior que Heartbleed
O Bash pode trazer uma ameaça similar a computadores do mundo todo como aconteceu com o Heartbleed
Uma nova falha (bug) de segurança foi descoberta em uma função amplamente nos computadores com sistema operacional Linux, o Bash, que pode trazer uma ameaça similar ou maior a computadores do mundo todo como aconteceu com o Heartbleed que apareceu em abril. De acordo com a Reuters, o Bash é um programa de computador que controla o comando de prompt e muitos computadores Unix.
Com a falha, hackers podem tomar o controle do sistema e atacar alvos específicos. Um especialista entrevistado pela agência, Dan Guido da firma de segurança digital Trail of Bits, afirma que o novo bug pode ser maior que o Heartbleed. Para ele, o hacker pode tomar controle no Bash, já no Heartbleed ele apenas podia ver.
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security) alertou por meio de sua equipe de tecnologia que a vulnerabilidade pode afetar sistemas que operam o Unix, como a Linux e a Apple. Eles ainda alertam que usuário do sistema operacionais baseado na linguagem, como o Red Hat, devem fazer atualizações o quanto antes. Mas não citam o OS X.
Os representantes da Apple e da Fundação Free Software, produtora do Bash, foram procurados pela agência notícias, mas não foram encontrados.
Quiz: você é um internauta seguro? Faça o teste!
Proteja-se de vírus e de ameaças virtuais e consiga rastrear e bloquear o seu aparelho em caso de perda ou roubo. Assine já: planos com a tecnologia McAfee!