Nova técnica de tratamento de água funciona com dobro de eficácia
Cientistas uniram duas etapas comuns no processo de tratamento de água em uma só fase
Pesquisadores da Universidade do Texas A&M, nos EUA, descobriram um novo método de tratamento de água que promete reduzir pela metade os esforços e energia atualmente empregados pela indústria para realizar este processo.
Antes da descoberta, a purificação era dividida em duas etapas. Primeiro, se adicionava uma mistura de produtos químicos que se agarravam nas partículas de sujeira e formavam flocos, que podiam ser facilmente filtrados; em seguida, a floculação era controlada para que mistura atingir um ponto ótimo, no qual os flocos não ficam nem grandes e nem pequenos demais.
Agora, tanto a mistura quanto o controle, ambos processos que consomem muita energia, podem ser realizados de uma vez só. Os engenheiros foram capazes de controlar simultaneamente o tamanho e formato dos flocos. Os resultados do estudo foram publicados na edição de fevereiro da revista ACS ES&T Engineering.
"Desenvolvemos uma técnica totalmente nova para monitorar de forma não intrusiva a mistura, para que possamos controlá-la com precisão", diz Kuang-An Chang, cientista envolvido no projeto. "Reduzimos pela metade a carga de trabalho e melhoramos a precisão".
Além do cientista especialisra em dinâmica de fluidos, participaram da pesquisa mais dois professores universitários e três alunos de pós-graduação, todos da área de tratamento de água e engenharia ambiental.