Novidade da Apple que cria emoji pode causar impactos climáticos
Imagens geradas por inteligência artificial gastam mais energia do que criação de textos
A Apple anunciou o uso de inteligência artificial (IA) para criar emojis e imagens, mas esse recurso pode trazer um impacto ambiental ao gerar muita energia e gases de efeito estufa, o que pode comprometer seus objetivos de ESG.
Um dos novos recursos da Apple, anunciados na WWDC 24 na segunda-feira (10), evento anual na empresa, é a utilização de inteligência artificial (IA) para criar emojis e imagens, chamado Genmojis. Um lado negativo da atualização é o possível impacto ambiental que pode ser consequência da Apple Intelligence.
Já se sabe que a IA generativa consome muita energia, o que poderia levar a muitas emissões de gases de efeito estufa. Uma das tecnologias que carrega mais culpa nisso é a geração de imagens.
Como o objetivo dos Genmojis é criar novos emojis, misturar dois que já existem ou até mesmo transformar imagens de rostos em figurinhas, os desenhos gerados por IA provavelmente vão agravar o problema.
A companhia ainda não se pronunciou oficialmente sobre o impacto energético que os novos recursos podem causar, ou de que forma essas novidades estão alinhadas aos objetivos de ESG deles.
Em 2023, a Apple reduziu suas emissões de gases de efeito estufa, após pressionar seus fornecedores a usar energia limpa. Além disso, a companhia também se comprometeu a zerar suas emissões líquidas em toda a cadeia de suprimentos até 2030.
Porém, agora esse objetivo se torna mais distante, uma vez que mais eletricidade precisará atender as demandas dos consumidores que vão utilizar a inteligência artificial generativa da empresa.
Uma pesquisa publicada em novembro de 2022 pela empresa de IA, a Hugging Face, descobriu que grandes modelos de geração de imagens usavam muito mais energia e criavam mais poluição de gases de efeito estufa do que outros usados para classificar informações ou gerar texto. Vídeos gerados por IA não foram incluídos neste caso.
Uma das conclusões foi que a criação de uma única imagem pode gastar tanta eletricidade quanto carregar um smartphone até 50% da capacidade.
A IA da Apple inclui vários recursos que moldarão a experiência do iOS 18 em grandes e pequenos aspectos. A empresa também deu a Siri, a assistente de voz atualmente limitada, uma revisão significativa da IA generativa.
De acordo com a empresa, a Apple Intelligence será capaz de “realizar ações em seus aplicativos”, automatizando tarefas como recuperar arquivos específicos que alguém enviou, determinadas fotos e outros conteúdos (como um episódio de podcast, por exemplo).