Novidade do Google Docs melhora o uso de tabelas
O Google fez um conjunto de melhorias nas opções de formatação dos sumários e dos ajustes em tabelas, ambos posicionados em barras laterais otimizadas
O Google Docs começou a receber uma atualização com melhorias na formatação dos conteúdos. Com isso, o editor de textos passa a conta com mais opções de ajustes em sumários e em tabelas.
- Google Docs e Gmail usarão IA para ajudar você na hora de escrever
- Google Docs deve ganhar visual novo em breve
A primeira mudança são os três estilos padrão para índices. Agora, é possível escolher entre um modelo de texto simples, um pontilhado ou com linhas e um linkado a cada seção do documento. As variações devem atender a maioria das necessidades das pessoas, seja para conteúdos impressos ou publicados na web.
A renovação trouxe consigo uma caixa de seleção que permite ativar ou desativar rapidamente a numeração de página. Os estilos de linha também devem estar disponíveis na guia de tabulação, o que facilita a formatação otimizada.
Caixas de seleção posicionadas logo abaixo do menu em cascata permitirão definir quais cabeçalhos serão mantidos no sumário. Se quiser remover algum, é só desmarcar a caixa para ele sumir do índice automaticamente.
Ainda neste menu, será possível personalizar o recuo de cada título, a partir de seis predefinições de diferentes. As opções de recuo variam entre 0,1 até 25 polegadas, o que deve oferecer mais versatilidade na hora de alinhar cada cabeçalho.
Tabelas ajustadas no Doc
O Google também reorganizou as opções de formatação das propriedades das tabelas no Docs. O menu lateral, exibido ao adicionar ou editar uma tabela, exibirá três preferências de alinhamento — esquerda, centralizado ou direita. O usuário pode selecionar a ordem das colunas e o recuo com o tamanho de sua preferência.
A Barra Lateral recebeu uma nova seção "Célula" com opções de formatação específicas de cada campo da tabela. Dá para alinhar verticalmente ou configurar o modelo de preenchimento da célula.
As mudanças são básicas, mas devem facilitar a vida de quem precisa lidar com as tabelas. Tudo ficará posicionado em um único local, centralizado e com todas as opções de formatação disponíveis.
Já disponível
As duas novidades para o Docs começaram a ser lançadas para os usuários na segunda-feira (20) e devem prosseguir nos próximos dias. A expectativa é que a atualização chegue a todas as contas elegíveis na primeira semana de abril.
Clientes do Google Workspace, do G Suite Basic e Business, bem como usuários com contas pessoais do Google devem ser contemplados com as alterações nas opções de formatação e personalização das tabelas do Docs.
Em janeiro, o Docs adicionou um recurso que muita gente já pensava existir: a exibição dos caracteres não imprimíveis. Essas representações visuais mostram espaços, parágrafos e quebras de linha no documento, mas ficam escondidos na maior parte do tempo.
Trending no Canaltech:
- O que significa marmita de casal?
- 80 profissões que podem desaparecer em até 5 anos com a IA
- Cientistas clonam o ChatGPT gastando apenas R$ 3 mil
- Galaxy M54 é lançado como versão aprimorada do Galaxy A54
- IR 2023: veja condições oferecidas por bancos para antecipar a restituição
- Confirmada a primeira detecção de neutrinos em acelerador de partículas