Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo app indica se você está bêbado só pela voz

Sistema foi desenvolvido por especialistas da Universidade de Stanford e teve 98% de precisão

10 nov 2023 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários
Aplicativo é capaz de identificar se a pessoa está bêbada apenas usando a voz
Aplicativo é capaz de identificar se a pessoa está bêbada apenas usando a voz
Foto: alexas fotos pixabay / Flipar

Em um novo desenvolvimento tecnológico, cientistas apresentam um aplicativo para smartphone que tema capacidade de identificar se uma pessoa está bêbada analisando padrões de voz durante a recitação de trava-línguas.

A inovação surpreendeu até mesmo os especialistas, alcançando uma precisão de 98%. Os resultados da análise foram publicados na revista científica Journal of Studies on Alcohol and Drugs. 

O estudo, conduzido pelo professor Brian Suffoletto, professor associado de medicina de emergência na Universidade de Stanford, revelou avanços na detecção precisa dos efeitos do álcool na fala.

Foram 18 pessoas participantes do estudo e submetidas a doses de álcool baseadas no peso e depois, designados aleatoriamente para recitar trava-línguas em intervalos regulares enquanto o aplicativo, instalado em um smartphone a uma distância específica, analisava suas vozes.

Resultados

Os resultados mostraram que o aplicativo conseguiu prever níveis de intoxicação com uma precisão de 98%, um feito que o professor Suffoletto admite tê-lo "genuinamente surpreendido".

Ele afirma que a precisão superior se deve à aplicação de avanços em processamento de sinais, análise acústica e aprendizado de máquina.

Os pesquisadores acreditam que a tecnologia pode ser expandida para incluir outros comportamentos relacionados à intoxicação, como caminhar e enviar mensagens de texto.

A combinação de sensores de padrão de voz com outros indicadores poderia fornecer uma avaliação abrangente dos níveis de intoxicação.

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores reconhecem a necessidade de estudos mais amplos para validar completamente a eficácia do app.

No entanto, eles estão confiantes de que essa inovação tem o potencial de oferecer "intervenções just-in-time" para prevenir acidentes rodoviários relacionados ao álcool no futuro.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade