Novo malware pode ameaçar 60 bancos nacionais, diz Kaspersky
Trojan Coyote utiliza ferramentas sofisticadas para burlar a segurança digital de instituições financeiras
Em novo relatório publicado na quinta-feira (8), especialistas da Kaspersky afirmam que identificaram uma nova ameaça digital denominada "Coyote", um trojan bancário que emprega métodos sofisticados de evasão para subtrair informações financeiras sigilosas.
O malware tem como alvo clientes de mais de 60 instituições financeiras brasileiras e se aproveita de um método pouco comum, usando o Squirrel, uma ferramenta de instalação para aplicativos Windows.
Ele se disfarça como uma atualização inofensiva. Quando usuários baixam o que parece ser um pacote de atualização, o Coyote é secretamente instalado, permitindo aos cibercriminosos roubar informações sem serem detectados.
O Coyote monitora o acesso a sites bancários específicos e, ao identificar uma conexão, estabelece comunicação com seu servidor de comando e controle.
Isso permite que o trojan execute ações como captura de teclas e de tela, além de solicitar senhas específicas e configurar páginas falsas para coletar credenciais de usuário.
Dados da Kaspersky indicam que cerca de 90% das infecções por Coyote ocorrem no Brasil. A empresa também destaca o aumento dos ataques de trojans bancários, que quase dobrou nos últimos três anos.
Confira a segur algumas dicas para se proteger de ameaças na web:
- Instale apenas aplicativos obtidos de fontes confiáveis;
- Nunca abra links ou documentos incluídos em mensagens inesperadas ou suspeitas;
- Use programas de proteção ao seu dispositivo;
- Forneça treinamento de conscientização sobre cibersegurança para os funcionários de sua empresa, com foco em detectar páginas fraudulentas;
- Mantenha softwares sempre atualizados, instalando patches e atualizações mais recentes.