Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo marco: drone guiado por inteligência artificial vence humanos pela 1ª vez

Apesar dos feitos, o drone perdeu 40% das corridas e foi afetado por mudanças no ambiente, como iluminação

31 ago 2023 - 12h26
(atualizado às 14h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Três pilotos experientes de drones foram derrotados por um algoritmo que aprendeu a pilotar com uma pista de corrida 3D
Três pilotos experientes de drones foram derrotados por um algoritmo que aprendeu a pilotar com uma pista de corrida 3D
Foto: Leonard Bauersfeld

Pela primeira vez, um drone pilotado por inteligência artificial (IA) conseguiu superar campeões profissionais de corrida. Um estudo publicado na revista Nature, na quarta-feira (30), descreveu o feito. 

O drone autônomo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça. Chamado de Swift IA, o veículo venceu 15 das 25 corridas contra campeões mundiais e registrou a volta mais rápida em um percurso onde drones atingem velocidades de 80 km/h.

A corrida foi disputada em um circuito de 75 metros com sete mortais que devem ser atravessados em ordem determinada previamente. 

Aprendizado

Kaufmann e seus colegas descreveram na Nature uma série de corridas frente a frente entre Swift e três pilotos campeões de drones, Thomas Bitmatta, Marvin Schäpper e Alex Vanover. 

Conheça as novidades do mercado de drones Conheça as novidades do mercado de drones

Antes da corrida, os humanos tiveram uma semana para praticar no percurso, enquanto Swift treinou em um ambiente simulado que continha uma réplica virtual do trajeto. 

O drone autonomo usou uma técnica chamada aprendizagem por reforço profundo para encontrar os comandos ideais para percorrer o caminho. 

Como é uma máquina controlada por inteligência artificial e o método de aprendizado depende da tentativa e erro, o veículo caiu várias vezes durante o treinamento. 

Ao analisar os resultados, pesquisadores identificaram que o Swift foi mais rápido no início da corrida e fez curvas mais fechadas do que os pilotos humanos. Em 17,47 segundos, o drone completou uma volta, sendo meio segundo mais rápido que os humanos.

O drone perdeu 40% das corridas contra humanos e foi afetado por mudanças no ambiente, como iluminação.

Ao The Guardian, Elia Kaufmann, pesquisadora que ajudou a desenvolver o Swift, disse que “o resultado marca a primeira vez que um robô movido por IA derrotou um campeão humano em um esporte físico real projetado para e por humanos”.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade