Novo recurso do Google usa inteligência artificial para ajudar professores
Segundo a empresa, os professores poderão automatizar os processos avaliativos, para que dediquem mais tempo ao ensino
O Google anunciou nesta terça-feira (27) que empregará inteligência artificial em uma nova ferramenta do Google Sala de Aula, plataforma educacional da big tech.
Segundo a empresa, os professores poderão automatizar os processos avaliativos, para que dediquem mais tempo ao ensino e menos tempo à correção de trabalhos, identificar conceitos que precisam ser revisados e fornecer aos estudantes dicas e recursos integrados para apoiá-los durante as tarefas.
Os alunos, por outro lado, receberão feedback imediato e incentivo para mantê-los envolvidos nas atividades, além de dicas e recursos incorporados para ajudá-los quando estiverem com dificuldades. O Série de Exercícios permite uma visão detalhada dos trabalhos realizados (por tentativa) e um resumo do desempenho de toda a turma para identificar rapidamente os conceitos que precisam ser revisados.
A tecnologia funciona com um modelo de aprendizagem adaptativa. Os professores criam ou trazem uma pergunta, por exemplo, e a ferramenta, com ajuda da IA, recomendará uma habilidade de aprendizagem que deve ser explorada – como resolver equações com decimais ou escrever uma dissertação. Com base nas habilidades selecionadas, os alunos receberão dicas úteis, caso não consigam avançar.
A ferramenta estará disponível no segundo semestre de 2023.