Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil chega ao Sul e Sudeste em dezembro

Sistema foi criado para enviar avisos de emergência a indivíduos situados em regiões de perigo iminente

22 nov 2024 - 10h09
Compartilhar
Exibir comentários
Novo sistema de envio de alertas entrará em operação nos estados do Sul e Sudeste
Novo sistema de envio de alertas entrará em operação nos estados do Sul e Sudeste
Foto: Foto: Divulgação

O sistema de Cell Broadcast, oficialmente conhecido como Defesa Civil Alerta, iniciará suas operações nos estados do Sul e Sudeste no dia 4 de dezembro. O novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional é um instrumento criado para enviar avisos de emergência a indivíduos situados em regiões de perigo iminente.

Estes avisos possuem geolocalização baseada nos polígonos estabelecidos pelas Estações Rádio Base (ERBs). O alerta sobrepõe-se no celular a qualquer outra função em uso no momento em que é enviado.

O Alerta de Defesa Civil integra uma série de sistemas usados para minimizar desastres, incluindo sirenes, mensagens SMS registradas e alertas em televisões a cabo.

As Defesas Civis estaduais e municipais são responsáveis pelo conteúdo dos alertas. Não é necessário que os usuários se registrem previamente, já que os alertas são enviados automaticamente para todos os aparelhos conectados a redes 4G ou 5G.

“Ele é mais inclusivo porque funciona independentemente de cadastro prévio, por isso é um sistema mais eficiente”, explicou a superintendente de Controle e Obrigações da Anatel, Suzana Rodrigues.

“O Defesa Civil Alerta é uma inovação tecnológica. A ferramenta serve para que os alertas cheguem de forma rápida aos cidadãos em casos de eventos extremos, como inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, entre outros. Também não podemos esquecer dos outros meios utilizados para alertar a população, como SMS, por exemplo", comentou o ministro em exercício da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Ribeiro

Em agosto de 2024, foi implementado o projeto-piloto, enviando alertas demonstrativos para 11 cidades das regiões Sul e Sudeste: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (PR), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Um mês após o começo do projeto-piloto, a maioria dos habitantes das 11 cidades expressou aprovação ao novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional. Em um estudo conduzido nos municípios, 87% dos indivíduos que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de maneira favorável.  

Até o final de 2024, a ferramenta estará disponível para todos os municípios das regiões Sul e Sudeste. A previsão é que o projeto seja nacionalizado em 2025.

Foto: Correio do Interior
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade