Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo spray livra comida de bactérias que causam doenças

Novo produto pode ser usado para matar bactérias como a E. coli 0157 em alface e carne bovina, por exemplo

5 dez 2022 - 11h51
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários
O trabalho desenvolvido na McMaster se baseia numa pesquisa anterior, que havia conectado bacteriófagos em quantidades suficientes para formar um gel
O trabalho desenvolvido na McMaster se baseia numa pesquisa anterior, que havia conectado bacteriófagos em quantidades suficientes para formar um gel
Foto: Christine Sponchia / Pixabay

Cientistas da Universidade McMaster (Canadá) criaram uma nova arma contra a contaminação e infecção bacteriana: um spray capaz de “descontaminaralimentos, incluindo folhas como o alface e carnes como a bovina

Para isso, a equipe de engenharia da McMaster, liderada pelos professores Zeinab Hosseinidoust e Tohid Didar, criou uma maneira de persuadir os vírus que comem as bactérias — chamados bacteriófagos — a se unirem, formando ligações microscópicas.

Dessa forma, eles podem ser aplicados com segurança aos alimentos para livrá-los de bactérias que causam doenças em humanos, como a E. coli 0157.

O estudo, publicado nesta segunda-feira (3) na revista Nature, descreve o spray como seguro e eficaz. Os alunos de graduação Shadman Khan e Lei Tian participaram do trabalho para testá-lo nos alimentos. “Quando o pulverizamos, basicamente reunimos bilhões de minisoldados para proteger nossos alimentos da contaminação bacteriana”, afirmou Tian. 

“Eles se ligam como peças microscópicas de Lego. (...) Essa estrutura natural organizada os torna muito mais duráveis e fáceis de embalar, armazenar e usar”, acrescentou. 

O trabalho desenvolvido na McMaster se baseia numa pesquisa anterior da mesma instituição, que havia conectado bacteriófagos em quantidades suficientes para formar um gel.

Ainda que esses estudos fossem muito comuns por volta de 1940, o interesse por eles diminuiu quando surgiram os antibióticos de penicilina. Mas agora, diante da resistência a vários antibióticos, há um novo interesse pelos vírus que se alimentam de bactérias. 

O spray pode ser aplicado com segurança aos alimentos para livrá-los de bactérias que causam doenças em humanos, como a E. coli 0157
O spray pode ser aplicado com segurança aos alimentos para livrá-los de bactérias que causam doenças em humanos, como a E. coli 0157
Foto: Squirrel_photos / Pixabay

Quando entram em contato com as bactérias-alvo, estes organismos crescem e se multiplicam, o que faz com que seu poder antimicrobiano aumente explosivamente. “É uma reação em cadeia, criando uma resposta dinâmica e contínua que é ainda mais avassaladora do que os antibióticos”, comentou o professor Didar.

Ele explicou ainda que nenhum outro produto antibacteriano, nem mesmo a água sanitária, tem as propriedades especiais dos bacteriófagos. 

O tal spray criado pelos pesquisadores tem alto poder comercial e até já foi aprovado pela FDA, órgão sanitário dos Estados Unidos, para ser usado em alimentos muito brevemente. Além de eliminar a E. coli 0157, testada pelos cientistas, eles defendem que o mesmo procedimento pode ser usado para matar a salmonela e a listeria, que causam intoxicação alimentar. 

Outras possibilidades para o “spray antibacteriano”

O produto também pode ser usados no processamento industrial, na embalagem e limpeza de alimentos dentro das empresas. Ou até como tratamento para água e equipamentos de irrigação, acabando com a contaminação “na fonte”, segundo defendem os pesquisadores. 

Na medicina, o spray pode chegar a ter aplicações futuras para a desinfecção de feridas, mas ainda será necessário mais tempo para que essas possibilidades se provem seguras.

Uma vantagem do uso desses compostos seria na agricultura, já que é possível direcioná-los para eliminar cepas de bactérias ruins sem precisar matar as benéficas, que melhoram o sabor, textura e cheiro dos alimentos. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade