Nubank cria sistema inteligente de aviso de viagem
O Nubank anunciou nesta quarta-feira (13) um recurso que pretende facilitar a vida de quem viaja bastante para o exterior. A empresa criou um sistema inteligente de avisos sobre compras no exterior, que exige apenas a ativação de uma função específica, dentro do próprio aplicativo da fintech, para que as transações possam ser aprovadas.
Originalmente, os clientes da empresa tinham que entrar em contato pelo sistema de chat online, indicando ao atendente o destino e também os dias em que estará por lá, de forma a permitir a realização de compras. Agora, tudo funciona de maneira mais direta e automatizada, com hábitos de uso e compras, bem como geolocalização, servindo como métricas para diferenciar o uso legítimo das transações fraudulentas.
Na novidade que está sendo liberada aos poucos e estará disponível em breve para todos os clientes, basta ativar a opção "Vou viajar em breve", no menu "Minha conta". Todo o restante do trabalho é feito pelos próprios sistemas do Nubank e o usuário nem mesmo precisa desativar a opção quando retornar, uma vez que o próprio histórico de compras, de volta ao país de origem, servirá como prova disso.
De acordo com a empresa, até mesmo quem esquecer de ativar o alerta antes de viajar pode ter suas compras no exterior autorizadas, da mesma maneira. É claro, nesse caso, podem existir problemas ou transações recusadas, portanto, o ideal é que os clientes mantenham o hábito de informar a fintech sempre que forem ao exterior.
Para a empresa, a novidade vem para tornar a vida dos usuários ainda mais simples. O recurso surgiu da ideia de que o Nubank seria plenamente capaz de reconhecer viagens e hábitos de consumo dos clientes a partir de seus históricos de compras, e sendo assim, não fazia sentido desperdiçar o tempo deles obrigando-os a entrar em contato diretamente com a companhia.