Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nvidia salta na bolsa após resultado acima do esperado

24 ago 2023 - 12h10
Compartilhar
Exibir comentários

As ações da Nvidia nos Estados Unidos saltaram 8,5% nas negociações pré-mercado nesta quinta-feira, impulsionando um rali no setor de tecnologia em todo o mundo, depois que a empresa previu receita trimestral acima do esperado e anunciou recompra de 25 bilhões de dólares.

Os resultados, divulgados na noite de quarta-feira, foram impulsionados por um boom na demanda pelos chips da empresa, que são usados em aplicações de inteligência artificial (IA) e têm impulsionado a companhia na posição de primeira empresa de microprocessadores do mundo com valor de mercado de 1 trilhão de dólares.

A companhia divulgou na noite da véspera receita ajustada para o segundo trimestre de 13,51 bilhões de dólares ante estimativas do mercado de faturamento de 11,22 bilhões. O lucro ajustado por ação foi de 2,70 dólares, ante previsões de 2,09, segundo dados da Refinitiv.

A empresa previu receita de terceiro trimestre de cerca de 16 bilhões de dólares, com uma variação de mais ou menos 2%. Analistas esperavam por 12,61 bilhões de dólares de estimativa de faturamento da Nvidia para o período, segundo dados da Refinitiv.

As ações da Nvidia subiram para 510,14 dólares no pré-mercado, ultrapassando o recorde de 481,87 atingido no início desta semana. O valor da companhia triplicou este ano.

"Os pessimistas argumentarão que, em algum momento, a avaliação começará a parecer  demais. Mas felizmente para a Nvidia, uma olhada rápida sugere que não há muitos pessimistas por perto", disse Sophie Lund-Yates, analista da Hargreaves Lansdown.

Mais de 20 corretoras aumentaram o preço-alvo da Nvidia após o resultado, de acordo com dados da Refinitiv, sendo a Elazar Advisors a mais otimista, prevendo 1.600 dólares. Isso representa outro aumento de três vezes no valor da ação da Nvidia em relação aos níveis atuais.

O preço-alvo médio dos analistas para a ação, entretanto, é de 600 dólares, sendo que a meta da Rosenblatt Securities, de 1.100, é a única outra acima de 1.000 dólares, de acordo com dados da Refinitiv.

A Nvidia tem sido a maior beneficiária da ascensão do ChatGPT e de outros aplicativos de IA generativa, praticamente todos operando com base em seus processadores.

A Nvidia está sendo negociada a cerca de 39 vezes o lucro projetado para os próximos 12 meses, em comparação com um múltiplo de 80 em maio, quando previa um crescimento de receita de mais de 50%, mostram dados da Refinitiv.

"Todo mundo está procurando maneiras de jogar com IA que não sejam tão caras quanto a Nvidia, dada a corrida deste ano. No entanto, em nossa opinião, a própria Nvidia, continua sendo a melhor maneira de conseguir isso", disseram os analistas da Bernstein, liderados por Stacy Rasgon.

Os resultados também estão mantendo viva a recuperação de Wall Street, com os futuros que acompanham o Nasdaq 100 subindo mais de 1%, enquanto os futuros do S&P 500  avançando 0,7%.

As ações de empresas de chips relacionados à IA, incluindo AMD, Micron Technology, Broadcom e Marvell Technology subiram entre 2,8% e 5,4% no pré-mercado.

Em outros mercados, as ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), que é fornecedora da Nvidia, subiram 2,2%.

As empresas européias de chips também subiram, com a ASM International, BE Semiconductor e Aixtron ganhando quase 2% cada. O índice tecnológico da Europa subiu 1,1%.

"As notícias da Nvidia têm um efeito impulsionador sobre as ações de tecnologia, mesmo que seja apenas para confirmar que toda a conversa sobre a loucura da IA não era vazia, afinal", disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank.

Muita coisa dependia do fato da Nvidia apresentar resultados sólidos, já que a maior parte dos ganhos de mais de 15% do S&P 500 no acumulado do ano veio da recuperação impulsionada pela IA da Nvidia e de outras ações de grandes empresas de tecnologia.

Thomas Monteiro, analista da Investing.com, disse que os resultados da Nvidia validaram "a narrativa que vem sustentando as ações de tecnologia em geral este ano".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade