O dono de um Tesla Model Y encheu seu teto com painéis solares para carregar "até 100 km"; não é uma boa ideia
Tesla Model Y possui três painéis solares dobráveis Projeto aumenta alcance do carro, mas piora significativamente conforto ao dirigir
O carro solar é como o El Dorado para o carro elétrico. Lá, todos os desejos serão realizados: carregaremos nossos carros de graça diariamente. Fim das amarras da eletricidade e do petróleo para sempre.
Mas estamos tão longe de conseguir algo assim quanto estamos de El Dorado aparecer em nossas vidas. Diferentes empresas se propuseram a experimentar o carro solar e até mesmo vender seus próprios modelos.
A Toyota, com o Prius, encheu o teto do modelo para que suas placas auxiliares pudessem alimentar os componentes elétricos do carro. A Mercedes, em seu Vision EQXX, brincou com a mesma ideia. E, no entanto, de Stuttgart a Silverstone, uma viagem em que percorreram mais de 1,2 mil km, mal conseguiram estender o alcance do veículo em menos de 50 quilômetros.
A comercialização de um carro solar está muito longe. No Prius, ele contribuiu (muito) pouco. O Mercedes é um protótipo projetado para buscar os limites da eficiência, tanto na aerodinâmica quanto na química de suas baterias e no consumo de seus motores, por isso também não é muito representativo. Os 3,57 kWh recuperados pelos painéis solares tiveram um desempenho muito melhor em um veículo com essas características do que em um carro de rua.
O Sono Sion, um dos projetos mais avançados, acabou sendo cancelado. Os responsáveis pela Lightyear, que afirmavam poder viajar 70 quilômetros de graça diariamente com seu carro solar, também acabaram freando os planos. De fato, desde que o veículo foi anunciado em 2019, seus ...
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