O Google Maps dos cabos submarinos: um impressionante mapa interativo que nos permite conhecer o esqueleto do mundo moderno
Temos tantos cabos submarinos que, juntos, eles poderiam dar uma volta no Sol. Eles interconectam quase todos os países, e há áreas que são verdadeiras rodovias desses cabos - algo que pode ser observado neste incrível mapa interativo.
O mundo depende de um punhado de cabos submarinos. Temos tantos deles que, juntos, poderiam dar uma volta no Sol — e eles são essenciais, pois a maioria dos países e suas comunicações dependem dessas infraestruturas. São tão importantes que alguns países chegam a ameaçar cortá-los para intimidar seus vizinhos.
Neste incrível mapa interativo, é possível visualizar não apenas todos os cabos submarinos, mas também os pontos de conexão, a data de construção e a quem pertencem.
A visão geral: uma árvore de Natal
A imagem global é impressionante e confirma o que já mencionamos: estamos interconectados graças a esses cabos submarinos. Eles possuem diferentes espessuras — variando de fios tão finos quanto um cabo de conexão de computador até outros com o diâmetro de uma mangueira de jardim ou mesmo de um braço humano — e existem em grande quantidade.
Cerca de 99% das comunicações dependem desses cabos, incluindo a Internet e o crescente volume de dados que utilizamos atualmente, impulsionado pelo streaming e pela inteligência artificial.
A ponte transatlântica
Algo que salta aos olhos no mapa é a existência de várias rodovias de cabos. Uma das mais importantes é a do Atlântico Norte, que conecta o nordeste dos EUA à Europa. França, Irlanda, Inglaterra, Espanha e Portugal são os principais pontos de chegada desses cabos.
Na Espanha, há conexões fundamentais, como o Marea, um cabo de 6.605 quilômetros que liga Bilbao a Virginia Beach, pertencente a empresas como Meta, Telxius e ...
Matérias relacionadas