Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O Japão está sofrendo um número recorde de falências em lojas de ramen; e é em parte o resultado da "barreira dos 1.000 ienes"

Os restaurantes de ramen enfrentam o aumento dos custos com matéria-prima, mão de obra e energia. Em 2024, mais de 70 estabelecimentos declararam falência, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

31 mar 2025 - 13h34
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O ramen é quase uma religião gastronômica no Japão, mas precisa se ajustar a uma faixa de preço limitada. Apesar de os bowls de macarrão com caldo, carne e vegetais serem um dos grandes símbolos da culinária japonesa e um atrativo para turistas, no país o ramen é visto como uma refeição simples, popular entre estudantes depois da escola e trabalhadores em uma pausa rápida para o almoço - uma espécie de "prato do dia" acessível.

Tanto que existe até o chamado "muro dos 1.000 ienes", um limite psicológico para o preço de um bowl de ramen.

O problema é que os donos de restaurantes de ramen no Japão vêm enfrentando um aumento nos custos que os levou a uma situação crítica, resultando em um recorde de falências em 2024.

Um ano difícil para o setor

Quando as despesas aumentam, mas a receita é limitada por uma barreira psicológica que impede o reajuste dos preços, o resultado para os negócios é claro: dificuldades e insustentabilidade. Os restaurantes de ramen no Japão sentiram isso na pele em 2024, um ano particularmente desafiador. Um estudo da Teikoku Databank revelou que, no ano passado, 72 estabelecimentos faliram, acumulando dívidas de pelo menos 10 milhões de ienes, cerca de R$368.005,36.

30% mais falências no setor

O número pode parecer pequeno, considerando que há mais de 21 mil restaurantes de ramen espalhados pelo Japão, mas é um dado preocupante. Primeiro, como lembra a agência Livedoor News, porque representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Segundo, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Muitos tentaram transformar esta história em filme, mas David Lynch foi o primeiro a conseguir: hoje, você pode assistir este épico de ficção científica no streaming

A Toyota ostentava uma filosofia "kaizen" e um perfeccionismo doentio; Tesla e BYD têm sérias dúvidas de que seja realmente útil

Elon Musk quer troca de reféns: os EUA permitem que o TikTok opere... e a China legaliza o X

A Arábia Saudita está desperdiçando tanto dinheiro no The Line que entrou em déficit

Alguém pegou um Renault 5 e colocou nele um motor rotativo Mazda; o resultado já é pago a um preço estratosférico

Xataka
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade