O mais importante sobre os jogos 'FIFA' era seu nome: a EA está provando o peso de uma franquia da maneira mais difícil
Queda nos lucros da EA no último trimestre vem das vendas fracas de seus jogos de futebol
Não adianta discutir se a mudança de nome de 'FIFA' foi uma boa ou má ideia, porque a EA não teve escolha: desde o ano anterior ao 'FIFA 23', ou seja, desde 2023, a EA teve que abandonar a marca da federação e lançar jogos com seu próprio nome. O nome escolhido foi 'EA Sports FC' e como era de se esperar desde o primeiro momento, as vendas não estão acompanhando.
Desentendimentos entre grandes
Em maio de 2023, 'The New York Times' noticiou que o acordo para estender o uso do nome da federação no título dos jogos da EA não estava nos planos, após um contrato de uma década. Essa seria a única mudança palpável, porque o que está por dentro do jogo permaneceria o mesmo, já que clubes e jogadores são licenças que são negociadas com os respectivos times, ligas e copas.
O dinheiro, sempre o dinheiro
Uma das possíveis causas do desentendimento pode ser a intenção da FIFA de dobrar os 150 milhões de euros por ano que cobrava da EA. A empresa também estava descontente com a exigência da FIFA de permitir que ela associasse sua marca a outros produtos digitais, incluindo outros videogames, algo que também acabou fazendo. O desastre financeiro, em todo caso, foi previsto: quando em 2021, a EA considerou mudar o nome da franquia, as ações da empresa despencaram.
"Não é o que queríamos ou esperávamos."
Foi assim que a EA tentou suavizar seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de seu ano fiscal, nas palavras de seu CEO Andrew Wilson, que teve menos escrúpulos em apontar ...
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