Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O melhor da CES 2023: TVs, carros, notebooks e mais

Fizemos um compilado de tudo que rolou de mais interessante na Consumer Electronics Show 2023, carinhosamente conhecida como CES 2023.

8 jan 2023 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Shutterstock

Como a tranquilidade de todo início de ano não pode ser duradoura, temos logo a gostosa bagunça da CES 2023 (Consumer Electronics Show) na primeira semana de janeiro. A feira é responsável por mostrar ao mundo tecnológico várias novidades dos mais diversos segmentos, como, por exemplo, notebooks, computadores, periféricos gamer, veículos, inteligência artificial, robôs e o que mais você quiser enquadrar nessa matrix high tech.

Com essa breve explicação em mente, é normal se perguntar, ao fim do evento, o que de melhor apareceu ao longo dos dias. Claro que o conceito de melhor é bastante variável conforme o espectador, mas tentamos montar uma lista de tudo de interessante que pode servir à humanidade. Ano passado, aos que gostam de refrescar a memória, vimos hortas inteligentes, veículos que mudaram de cor com o apertar de um botão e, notoriamente, robôs. Sem mais delongas, vejamos o que a CES 2023 nos proporcionou.

Samsung

A primeira das duas queridinhas sul-coreanas presentes na feira mostrou eletrodomésticos, monitores e tecnologias destinadas a melhorar os já excelentes painéis OLED e QD-OLED.

Eletrodomésticos? Temos!

Comecemos, então, pela Bespoke 4-Door Flex, o novo modelo de geladeira da linha Bespoke que, como sugere o nome, é equipado com quatro portas. A linha ficou conhecida no último ano por possibilitar a seleção de algumas cores para que a cozinha dos entusiastas de tecnologia (de bolsos fartos, vale ressaltar) tivesse algumas cores além daquelas tão ordinárias em geladeiras. Em outras palavras, sua cozinha poderia ter uma geladeira verde-musgo ao invés da chatice alva de sempre.

Foto: Samsung

A diferença, em 2023, é que a 4-Door Flex virá com uma tela touch de trinta e duas polegadas e a possibilidade de assistir a pelo menos 190 canais gratuitos, conexão a outros aparelhos do ecossistema Samsung e a chance de ver vídeos de receitas e afins do YouTube ou, Deus te perdoe, do TikTok. Essa conexão, logicamente, implica também vídeos, fotos e colagens do Google Fotos ou do OneDrive, plataforma em nuvem útil para armazenar seu acervo virtual de imagens etc.

Dentre algumas utilidades possíveis, além das citadas acima, temos reuniões pelo Zoom ou apps semelhantes na cozinha. Imagine só, o horário de almoço tornou-se mais um direito irrelevante, dado que você pode ter a reunião com seu chefe diretamente da geladeira. Quem brincava que dava para rodar Skyrim, jogo da Bethesda, até no refrigerador deve estar um pouco preocupado com a notícia.

Foto: Samsung

Vimos, também, o lançamento de outros dois refrigeradores da linha: Bespoke Side-by-Side e Bespoke Top Mounted Freezer. O primeiro representa um design minimalista, provavelmente uma versão mais limpa daquilo que seus avós tinham em casa. Talvez até um pouco limpa demais, dado que não possui um puxador para você abrir, nem tela touch ou nada do gênero. Sim, amigos, isso é o futuro: basta dar um toque leve na porta que os caminhos gastronômicos se abrião. Não por coincidência, o nome dessa tecnologia é Auto Open Door.

Foto: Samsung

Já o Top Mounted Freezer, como vocês podem imaginar, é um freezer inteligente. Tanto ele quanto a Side-by-Side oferecem bebidas rápidas e dinâmicas por meio do Beverage Center, dado que a jarra interna é enchida automaticamente com a tecnologia AutoFill Pitcher. Ambos também são acompanhados por um sistema de economia de energia, que ajuda a reduzir o consumo da rede elétrica. A Samsung também apostou nos Optimal Fresh Zone+ e Active Fresh Filter, tecnologias que deixam a comida fresca por mais tempo e eliminam a maioria das bactérias.

Foto: Samsung

A seção dos eletrodomésticos termina com o Bespoke AI, forno inteligente que promete ajudar os desajeitados na cozinha. Ele detecta automaticamente o prato fornecido e calcula, conforme pressupostos inseridos pelo painel e que dependem da região, o tempo necessário para que a comida esteja pronta. Além disso, se você esquecer de tirar a comida, o forno envia uma notificação para o celular alertando que o prato vai queimar. Nada mais de desespero enquanto você está no banheiro!

Tudo isso por meio de uma câmera dentro do eletrodoméstico, que, obviamente, também permite gravar o processo e tirar fotos para quem gosta de mostrar as habilidades culinárias aos seguidores.

Casa conectada? Também temos!

Uma das novidades mais interessantes da empresa talvez seja o SmartThings Station, um pequeno e simpático quadradinho que, na verdade, age como hub central da casa conectada. Ele suporta até três modos, dado que conta com um só botão (os modos são ativados a partir de um toque breve, um toque longo e um toque duplo) — eles são configurados por meio do aplicativo SmartThings, da Samsung. Um exemplo mais prático: ao chegar em casa, você pode apertar uma única vez para que todas as luzes sejam ligadas, ou então duas vezes para o forno inteligente comece a preparar o jantar.

Foto: Samsung

Ah, é possível também carregar o smartphone, dado que o quadrado também serve como estação de recarga. Junto a ele, a Samsung também anunciou dois serviços: SmartThings Home Monitor, que permite ao usuário monitorar a casa de longe, e o SmartThings Pet Care, que, por meio de câmeras, ajuda você a ficar de olho no seu estimado bichinho enquanto estiver fora de casa, podendo empregar até a ajuda de aspiradores inteligentes para tirar fotos dele ou ajudar em alguma tarefa.

Monitores e painéis novos? Incluídos no pacote!

O destaque fica por conta da Tela Flex Hybrid OLED, uma tela espetacular que consegue dobrar para aumentar o tamanho e será destinada para projetos futuros, como smartphones, tablets e outros portáteis da empresa. Serão 10,5 polegadas a princípio, com a possibilidade de aumentar para 12,4. A flexibilidade é, de fato, o ponto mais interessante nessa tecnologia, dado que servirá para aumentar a área de efeito quando você estiver trabalhando com documentos, assistindo a algo ou coisa parecida.

Foto: Samsung

Seguindo essa correnteza de apresentações, a Samsung mostrou o novo painel QD-OLED, com 2000 nits de brilho máximo, representando 25% a mais que a geração anterior. Uma das coisas que possibilitou esse aumento gradativo foi o algoritmo IntelliSense AI, que faz com que cada pixel presente no painel capture, em tempo real, informações sobre a luminosidade do ambiente e promova melhorias técnicas de modo a engrandecer a precisão da tecnologia.

Um dos pontos mais interessantes dessa apresentação da Samsung foi a Micro LED CX de 76 polegadas, que, inclusive, venceu um Innovation Award. Isso porque o televisor conseguiu encaixar as tecnologias mais recentes do Micro LED numa televisão de alta qualidade, um pouco menor, que conta, ainda, com tempo de resposta de 2 nanossegundos e 240Hz de taxa de atualização. Se quiser conferir mais sobre, não deixe de acessar a matéria sobre as melhores smart TVs apresentadas na CES 2023.

Foto: Samsung

Dentre os monitores, um dos mais impressionantes foi o Odyssey OLED G9, com proporção de 32:9 e taxa de contraste altíssima. Além de todas as qualidades técnicas, como tempo de resposta de 0,1 m/s e atualização de até 240Hz, o produto também vem equipado do Gaming Hub, plataforma de streaming de jogos da Samsung que permite ao usuário aproveitar jogos sem baixá-los, ou seja, pela nuvem.

Intel

Dado que a Intel já havia feito um grande evento alguns meses atrás ao anunciar a linha Raptor Lake para computadores de mesa, sua apresentação na CES 2023 focou mais na questão dos processadores de 13ª geração para notebooks. A empresa sempre buscou mostrar elementos mirabolantes e afins na feira, o que pode ter deixado alguns fãs de longa data mais decepcionados com, digamos, a falta de esplendor da empresa. Mesmo assim, as novidades foram interessantes.

13ª geração em notebooks

Aos que estão acostumados, isso não será surpresa; aos curiosos, entretanto, vale ressaltar que a Intel costuma anunciar algumas variantes da linha, indicadas pelas letras ao final do nome do modelo. No caso, foram quatro para notebooks. Série U, destinada a notebooks leves e finos; Série P, para notebooks de performance leve ou média; Série H, para desempenho mais poderoso; e Série HX, para a maior performance disponível pela marca — inclusive, segundo a Intel, essa última é detentora dos processadores mais rápidos do mercado em 2022, com overclock de até 5.6Ghz.

Foto: Intel

A apresentação da empresa teve bastante foco na melhoria de desempenho dos processadores mobile quando em comparação às gerações anteriores, tendo em vista, principalmente, o desenvolvimento de games, criação de conteúdo e edições profissionais, sejam de imagens ou vídeos. No fim, foi algo mais morno que serviu para pavimentar o caminho de outras empresas que mostraram notebooks com os respectivos processadores novos.

Acer

Uma das protagonistas desse ano foi, sem dúvidas, a Acer. Novas linhas, atualizações de outras antigas, novos produtos, tecnologias melhoradas, notebooks, monitores, enfim, o que não faltou foi coisa boa. Os gamers que ficaram de olho na CES 2023 podem relaxar e preparar suas respectivas carteiras, pois tivemos muitos lançamentos, até uma bicicleta ergométrica que recarrega celulares.

Notebooks para gamers ficarem felizes

O novo Helios Predator terá duas versões de tela: uma de 16 e outra de 18 polegadas. Como não podia deixar de faltar em todos os produtos que levam o estigma gamer, ambos terão teclado iluminado com LED, fitas coloridas e esse tipo de característica que chama os interessados do segmento como pombas na praça. Outra novidade benquista que promete ajudar nas horas infinitas de diversão é a inclusão dos ventiladores AeroBlade 3D de 5ª geração.

Foto: Acer

Lógico que o preço dessa máquina vai ser proporcional à criatividade usada para desenvolver o nome dela, então não espere nada muito acessível. Portanto, se seu interesse for algo com mais custo-benefício, não se preocupe, já que a Acer anunciou dois novos modelos da linha Nitro, os Nitro 16 e 17. Ambos serão equipados com processadores Intel da 13ª geração e placas da Nvidia. Ainda que não sejam exatamente acessíveis, ainda mais quando falamos de Brasil, ambos são um pouco mais alcançáveis que o irmão Helios.

Notebook não tão gamer? Sem problemas

Aos não tão interessados no universo gamer, a Acer apresentou novidades da linha Swift e aproveitou para anunciar uma linha variante dela, a Swift Go. Todas são recomendadas para quem possui um fluxo de trabalho mais intenso e precisa lidar com muitos processos ao mesmo tempo; a Swift Go, entretanto, apresenta dispositivos mais finos e leves em comparação à linha mãe.

Foto: Acer

Ainda falando dela, a Swift Go tem como trunfo a apresentação de telas OLED em tamanhos de 14 e 16 polegadas. Segundo a marca, o objetivo é competir contra outros notebooks ultrafinos, como os da Apple, por exemplo. Desnecessário dizer que terão, também, processadores da 13ª geração da Intel. Já para o novo modelo da Swift, o Acer Swift 14, temos até 32 GB de RAM DDR5. A tela é touchscreen de 14 polegadas e alcança resolução de até 2560 x 1600.

Monitores gamer

Os dois monitores mostrados pela empresa são o Predator X45 e o Predator X27U. Se a intenção do nome era registrar alguma semelhança ao icônico personagem de outro planeta, talvez a estratégia precise de mudanças. Isso porque ambos são muito mais bonitos que o alienígena com rosto de caranguejo, especialmente o X45.

Foto: Acer

Eles terão tecnologia OLED com taxa de atualização de 240Hz, um numa tela curva (X45) e outro em tela plana (X27U), agradando consumidores de todos os gostos. Ainda que ambos sejam vendidos sob a marca gamer, a empresa ressaltou que o X27U também pode ser usado pelo usuário comum que só busca uma tela poderosa, resistente e confiável.

Dell

Outra imponente nas feiras de tecnologia da última década é a Dell, que gosta de mostrar novidades um tanto diferentes e notebooks da subsidiária Alienware. Na CES 2023 não foi diferente, como poderemos ver em breve. Já percebeu que muito do que foi apresentado foca nos notebooks? Pois é. Para ver uma lista completa dos melhores, não deixe de verificar também a matéria com os notebooks mais impressionantes vistos nessa edição.

Um carregamento de produtos gamer

Os novos m16 e m18 são os notebooks mais poderosos já lançados pela empresa, segundo ela mesma, podendo ser equipados com os novos processadores Intel Core i9 de 13ª geração e GPU GeForce RTX 4090, da NVIDIA. Ou seja, representam uma fatia bem específica do mercado, ainda mais se você não tiver dinheiro suficiente. De qualquer forma, uma máquina dessas deve durar bastante, então o investimento vale a pena. Ademais, a empresa pelo visto viu o que a Acer foi fazer e lançou seus próprios notebooks de 18 polegadas.

Foto: Alienware

Outra parte interessante desses notebooks é o controle de temperatura. Os dois modelos são equipados com o chamado Elemento 31 na GPU e CPU, um metal líquido de gálio encapsulado focado em oferecer menores temperaturas. Parece um nome saído de ficção científica, mas, a essa altura, meio que estamos vivendo num futuro distópico mesmo. Ainda focada nessa parte de refrigeração, a empresa incluiu ventiladores quádruplos que aumentam o fluxo de ar em 25% quando comparados aos antecessores.

Foto: Alienware

Tivemos, ainda, o lançamento de outros modelos de notebook, como X14 e X16. Ambos possuem vários alto-falantes para colocar a imersão no nível máximo, processadores da décima terceira geração da Intel, colossos tão mencionados nessa matéria igualmente colossal, e placa de vídeo da AMD ou da Nvidia. Um dos pontos fortes, segundo a empresa, é que o modelo X14 é o monitor mais fino do mercado num notebook gamer, ainda que tenha ganhado muitos avanços na tecnologia do painel.

E por falar em monitor, a Dell também apresentou o primeiro monitor gamer de 500Hz a chegar ao mercado internacional. Ele já havia aparecido na CES de 2021 como um protótipo, mas, mostrando que nem sempre protótipos são caça-cliques e que às vezes eles realmente funcionam, chegou aos olhos do público agora, na CES 2023. A tela traz tecnologia Fast IPS, que permite entregar cores 99% mais vibrantes sem perder o desempenho, além de certificação DisplayHDR da VESA, que produz visuais mais realistas.

Foto: Alienware

Dito tudo isso, vale ressaltar que essa enorme carga de taxa de atualização pode não ser alcançada se a sua máquina não for boa o suficiente. Ou seja, de nada adianta comprar um monitor desse calibre se você tem uma placa de vídeo Ryzen 3 de cinco gerações passadas, por exemplo.

Outro fantasma que retornou foi o Concept Nyx, apresentado na CES 2022. A tecnologia que promete instalar um verdadeiro servidor para jogos na casa dos usuários foi atualizada com inteligência artificial, novos controles e suporte para até 4 consoles diferentes, tudo dentro da mesma casa. Para jogar água no incêndio que o anúncio causou, a Dell afirmou que ainda se trata só de um conceito, ou seja, talvez nunca veja a luz do dia.

LG

Seguimos com a LG, outra empresa sul-coreana que teve muitas novidades na CES 2023. Ela, de fato, apostou em novidades menos convencionais, o que chamou bastante a atenção dos internautas e dos próprios transeuntes da feira. Não por acaso, levou 3 prêmios de inovação. O destaque, aqui, fica nas costas do protótipo de uma tela transparente.

Televisores reconstruídos e construídos

A empresa levou as smart TVs OLED G3 e C3, sucessoras dos modelos OLED G2 e C2 do ano passado. Os modelos não tiveram muitas mudanças no quesito aparência, mas ganharam melhorias no pico de brilho e no software de processamento das imagens, o que já é um grande feito, dado que as anteriores eram ótimas. Dentre características mencionadas pela LG, temos a quase eliminação das sobras quando colocada numa parede e um software mais avançado de detecção de luz, além, claro, do famoso deep learning.

Foto: LG

Se você entrar em qualquer site de notícias agora, vai ver uma frase como a seguinte: a Signature OLED M é um modelo de 97 polegadas com uma caixa multimídia que envia áudio e vídeo sem a necessidade de fios. Pera, uma televisão sem fios? Como raios isso funciona? Bem, ninguém entendeu direito, talvez nem a própria LG. Segundo a empresa, o envio das mídias via streaming fica por conta uma caixinha chamada Zero Connect, que consegue enviar até imagens em 4K. Em resumo, os fios são transportados para essa caixa, o que, no final, só muda a fiação de lugar.

Todas as televisões lançadas, mencionadas ou coisa parecida contarão com um webOS renovado e atualizado, o que foi, desde sempre, uma das maiores reclamações dos compradores. O sistema operacional ficava bem atrás das concorrentes, mas parece que, agora, a empresa realmente apostou numa repaginação mais dedicada dele e tudo será colocado nos conformes.

Foto: LG

Comentando sobre o que foi dito ali em cima, a LG aproveitou a CES 2023 para apresentar a famigerada OLED T, inclusive considerada uma das Melhores Inovações do Ano pelo juri. No caso, a tecnologia faz com que os píxeis se tornem transparentes e a tela desapareça, revelando o que está atrás e, efetivamente, transformando a televisão numa tela transparente. Bem maluco, correto? Por enquanto é só um conceito, mas quem sabe isso não vinga mais para frente.

Refrigeradores reluzentes, ultraportáteis e som na caixa

A LG também se consagrou mostrando o refrigerador MoodUp, que, como sugere o nome, objetiva dar uma animada no ambiente da cozinha, substituindo, muito possivelmente, aquela TV minúscula que você usava no canto da parede e que a família se esforçava para assistir A Grande Família nas noites de quinta-feira. A pegada é que as portas da geladeira mudam de cor, sendo que o usuário pode controlar quais cores e até inserir uma música compatível para dar ritmo.

A customização da geladeira é realizada por meio do aplicativo ThinQ, que também controla as músicas usadas pelo usuário. Você pode, por exemplo, transmitir músicas de outro aparelho também diretamente pela geladeira, tornando a caminhada até a cozinha mais agradável e menos maçante. A depender da música, lógico.

Uma nova linha de notebooks leves para quem busca mobilidade no cotidiano também foi anunciada pela marca. O primeiro modelo revelado pela companhia é o LG Gram Ultraslim, ultraportátil com apenas 11 milímetros de espessura e menos de 1 kg de peso, equipado com um processador Raptor Lake da décima terceira geração. Um tanto curioso que você consegue segurar isso numa mão só com muita facilidade, talvez até com mais facilidade que um caderno.

Foto: LG

Por fim, temos duas novas barras de som anunciadas pela LG. Se você for um purista, muito possivelmente vai chamá-las soundbars, mas a verdade é que tanto faz, o que importa é saber do que se trata, pelo menos aqui. SC9 e SE6 são os nomes das digníssimas e elas foram desenvolvidas para acompanhar o uso de televisores inteligentes da marca, ou seja, a dica de ouro é aliá-las aos lançamentos mais recentes da LG. Como a numeração sugere, a SC9 é um modelo mais premium e a SE6 mais intermediário, apostando no custo-benefício.

TCL

A marca é conhecida no Brasil pelas televisões, mas, na CES 2023, apresentou um pouco mais que isso, com wearables interessantes que podem chegar ao mercado tupiniquim num futuro não tão distante.

Televisores para todos os gostos

Começando pelo que já sabemos, a TCL mostrou algumas televisões novas. A principal delas, a QM8, pretende ter o dobro do brilho máximo quando comparada às televisões com a tecnologia Mini LED da marca no ano passado. Para ajudar nisso, a TCL também afirmou que as zonas de escurecimento no televisor são as mais abundantes de qualquer televisor do mercado. Depois dela, vimos a Q7, um modelo levemente inferior, mas que ainda possui taxas de atualização de 120 Hz e, quiçá, 240 Hz, desde que a tecnologia de corte de quadros esteja ativa para fazer os ajustes.

Foto: TCL

A Q6 foi a televisão da linha mais em conta anunciada pela fabricante, com alguns recursos menos potentes, mas ainda intermediária. Aos que buscam uma smart TV simples e confiável, a TCL mostrou também a linha Series S, que não deve ser confundida com um Xbox. É fácil de identificar ao ver o S antes da numeração e cada uma delas terá Dolby Vision e tecnologias semelhantes.

Wearables diferenciados

A empresa focou em acessórios para a cabeça, ou seja, em óculos e utilidades similares. O primeiro, por exemplo, é o NXTWear S, uma espécie de óculos com display inteligente que chegará nos Estados Unidos em breve. Ele pode espelhar conteúdos de smartphones, tablets, notebooks e afins, do mesmo modo que uma tela de holograma na frente do usuário.

Foto: TCL

Outro dispositivo anunciado foi um óculos de realidade aumentada chamado RayNeo X2, um aditivo interessante nesse nicho específico que conta com tradução simultânea de conteúdos. No que tange aos conceitos, tivemos um headset de realidade virtual que pretende competir com o Oculus Quest 2, mesmo que ainda não tenha sido lançado.

Outros

Como são muitas empresas e algumas fizeram poucos anúncios, vale mais a pena destacar nessa seção de outros que criar outras seções que terão anúncios menores junto. Dentre as inovações aqui, temos um controle especial para pessoas com dificuldades motoras, o monitor com a maior taxa de atualização do mundo atualmente (superando o da Alienware mostrado anteriormente), outra televisão sem fios e mais.

Foto: Displace

A Displace TV, por exemplo, competirá com a LG no seletíssimo mercado de televisores sem fio. A TV, fruto da startup de mesmo nome, usará baterias que, de acordo com os criadores, duram até um mês para uma pessoa que use a televisão por até seis horas diárias. A empresa ainda mencionou que o produto poderá ser acoplado às superfícies sem necessidade de pregos, parafusos, colas e outros cacarecos do gênero. Só ficamos na torcida para que ela não caia e cause estragos.

Foto: Sony

Passando para a Sony, um dos pontos mais interessantes não só da própria empresa, mas de toda a CES 2023, foi o Project Leonardo, controle focado em ajudar pessoas com dificuldades motoras. Há vários botões que podem ser personalizados segundo a vontade do usuário, além de poder se conectar a outros controles da empresa, como o Dual Sense do PlayStation 5 e outros. Como é possível ver na imagem acima, ele poderá ser configurado de várias maneiras.

Foto: BMW

Partindo para o mundo das cores, temos, agora, a BMW apresentando um protótipo de veículo elétrico que muda de cor. Pois é, não bastassem geladeiras, óculos e afins, os carros também vão poder mudar de cor. O protótipo é um sedã com traços definidos e característicos de um BMW, como capô longo, traseira curta e o “nariz de tubarão” na dianteira. Segundo a BMW, é possível escolher entre 32 cores diferentes e estilizar o carro no maior estilo Need for Speed, colocando faixas e afins. Legal, eu acho?

Foto: Nvidia

Já a Nvidia mostrou a próxima fase de testes do Omniverse Avatar Cloud Engine (ACE), solução em acesso antecipado. Ela conta com diversos microsserviços que visam facilitar a criação de assistentes virtuais ou mesmo avatares digitais. Além disso, a empresa anunciou que o serviço GeForce NOW estará presente também em veículos de energia (NEVs, como dita a sigla em inglês), garantindo, por exemplo, jogatinas em viagens longas para crianças e passageiros.

Foto: Asus

No tocante à Asus e ROG, o destaque fica para o monitor Swift Pro PG248QP, que traz um marco interessante para o mundo dos monitores: taxa de atualização de quadros de 540Hz, tornando-o o monitor com maior desempenho do mundo. Vale o mesmo aviso de antes: de nada adianta um monitor desses se a sua máquina não consegue acompanhar. Teve um roteador gamer também, que mais parecia um drone, com canais de transmissão de dados de 6 Ghz e 320Mhz.

Essa lista colossal chegou, finalmente, ao fim, com o perdão do trocadilho. Acham que faltou algo? Basta comentar!

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade