O que aconteceu em Marte? Nasa capta “formas misteriosas” em crateras
Sonda Mars Reconnaissance Orbiter captou imagens de "formas misteriosas" em crateras próximas da região do equador do planeta vermelho
A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), capturou imagens de "formas misteriosas" em grandes crateras marcianas.
Com sua câmera HiRise, a sonda identificou padrões na superfície de Marte que, segundo Paul Geissler, integrante da equipe da MRO, podem representar marcas deixadas por gelo aquecido pelo Sol, em mais um indício da história rica em água do planeta vermelho.
Crateras marcianas
As formas foram encontradas em crateras das planícies do norte de Arabia Terra, região ao norte do equador marciano.
Curiosamente, as marcas aparecem em crateras com cerca de 600 metros de diâmetro ou mais, não estando presentes naquelas com 450 metros ou menos de diâmetro.
“Os depósitos têm laminações horizontais que podem ser camadas ou terraços”, escreveu Geissler, em publicação. "Os depósitos também têm estrias radiais formadas por pequenas cristas brilhantes."
O pesquisador e sua equipe acreditam que essas formas podem ter sido causadas por material rico em gelo que passou do estado sólido para o gasoso.
Descobertas importantes
Cientistas acreditam que Marte já foi um planeta cheio de água, que mais tarde se transformou em gelo e se infiltrou na superfície do planeta num período de bilhões de anos.
As imagens da MRO mostram que a sonda ainda pode fazer descobertas importantes sobre Marte, mesmo tendo sido lançada há mais de 17 anos.